terça-feira, 26 de abril de 2011

Boletim Epidemiológico da Dengue - Edição 10

 

INFORMATIVO EPIDEMIOLÓGICO DE DENGUE / HUMAITÁ-AM
 Ano 2011 /Nº 10
Atualizado em 25/04/2011
DENGUE: SE VOCÊ AGIR, PODEMOS EVITAR!                Semana Epidemiológica Nº 16
 



1.     Notificações dos Casos Suspeitos

Na semana 16 houve uma redução dos casos suspeitos, sendo registrados 32 casos, 25,6% a menos que na semana 15 e 50% a menos que na semana 12 que foi a semana com maior numero de casos como indica o gráfico 1.
 

Gráfico 1: Suspeitas por Semana Epidemiológica.

FONTE: SINAN 



O Bairro de São Domingo Sávio obteve o maior número de caos notificados (suspeitos) na semana 16 com 05 casos, seguido de São Francisco com 04 casos.
 

Tabela 1: Casos de Dengue por Localidades.

FONTE: SINAN 



O Bairro de São Cristóvão que vinha apresentando preocupante índice de notificações, apresentou apenas 1 caso nesta semana 16, diferente da semana 14 que teve 07 casos e semana 12 onde houve 10 casos.
 

2.     Progressão trimestral 2010 – 2011

Nos primeiros três meses de 2010 foram notificados 727 casos suspeitos de dengue. Já no mesmo período de 2011 foram notificados apenas 403 casos que corresponde a uma redução de 44,6% de notificações como corrobora o gráfico 02.
 

No gráfico 02 ainda é possível observar que há uma inversão no curso da doença, onde em 2010 houve muitos casos em janeiro, diminuindo até março, e em 2011 teve baixa em janeiro e aumento nos dois meses seguintes. Com a redução das chuvas, as notificações em abril tendem a diminuir.
 
FONTE: SINAN
 

No primeiro trimestre de 2010 foi confirmado 664 casos de dengue e no mesmo período de 2011 houve uma redução de 97,6% representado pelos 16 casos indicados no gráfico 03.


FONTE: SINAN




Prefeito do Município de Humaitá
José Cidenei Lobo do Nascimento
 

Secretária Municipal de Saúde
Sara dos Santos Riça

Coordenador de Vigilância em Saúde
Enfº Jefferson da Silva Gonçalves
 

Gerente do Controle da Dengue
Talles Angelini da Costa
 

Equipe do Setor de Epidemiologia do Município
Enfª Letícia C. Barcellos – Coordenadora
Áquila Oliveira e Mariazinha Umbelino

segunda-feira, 25 de abril de 2011

I Concurso Sobre a Prevenção da Dengue em Humaitá - 2011




       


 PREFEITURA MUNICIPAL DE HUMAITÁ
Secretaria Municipal de Saúde
  Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social
“Preparando para o Futuro” 
  
                     A prefeitura Municipal de Humaitá, neste ato representado pela Secretaria Municipal de Saúde divulga as informações  relacionado às ações do I CONCURSO SOBRE A PREVENÇÃO DA DENGUE EM HUMAITÁ – 2011 com o Tema “Escolas e Comunidades Unidas no Combate a Dengue”, realizado entre os meses de Fevereiro e Abril de 2011 no município de Humaitá.

 1.    DIVULGAÇÃO E INSCRIÇÃO
 
Foi definida uma Comissão Municipal do I CONCURSO SOBRE A PREVENÇÃO DA DENGUE EM HUMAITÁ – 2011. Esta Comissão ficou formada pelo Sr. Jefferson da Silva Gonçalves – Coordenador de Vigilância em Saúde, pela Sra. Maria Madalena S. Marques – Coord. do Núcleo de Educação em Saúde, Talles Angelini da Costa – Gerente do Controle da Dengue e Regina Célia Diogo – Técnica de Enfermagem. Além da Comissão Municipal, os Colaboradores do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES contribuíram para a realização deste evento e supervisão do mesmo.

 Para facilitar a avaliação e o controle do desenvolvimento dos trabalhos, foi estipulado pela Comissão Municipal que a Gestora do Centro de Ensino Betel e os Gestores das Escolas Municipais e Estaduais de Humaitá seriam os supervisores do Concurso dentro das escolas. Partindo deste pressuposto, foi realizado reuniões com estes Gestores como mostra a Imagem 01.

Imagem 01: Reunião com Gestores das Escolas Estaduais – SEDUC.
                   Fonte: Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES.

A Comissão Municipal realizou visitas as Escolas para assessoria e verificação do andamento do concurso. Oportunidade esta para reforçar a importância da participação das escolas no presente concurso.

Até o dia 25 de Março de 2011, os trabalhos desenvolvidos nas escolas foram entregues, juntamente com as fichas de inscrições para o NES e ou recolhidos pela Comissão Municipal para posterior avaliação da Banca.

2.    FORMAÇÃO DA BANCA AVALIADORA

A Comissão Municipal do I CONCURSO SOBRE A PREVENÇÃO DA DENGUE EM HUMAITÁ – 2011 realizou uma reunião para definição da Banca Avaliadora do Concurso.  Esta Banca Avaliadora deve ser formada por profissionais da educação e saúde para apreciação dos trabalhos inscritos em todas as categorias. Por meio de indicação da Secretaria Municipal de Educação, foi convocada através de convite a Sra. Kássia Anita de Freitas Rodrigues para participar desta Banca, juntamente com a Sra. Salete Celestino - Supervisora Pedagógica, indicada pela Secretaria Estadual de Educação. Para fechamento da Banca, a convite da Coordenação de Vigilância em Saúde, o Sr. José Raimundo da Silva – Apoiador Técnico da Dengue – FVS e Elizabeth da Silva Lima – ACS integrante do NES completaram a Banca.

A Avaliação foi realizada nos dias 30 de Março e 04 de Abril de 2011 pelas autoridades acima citado e pela Comissão Municipal como mostra a Foto 02.

 Imagem 02: Avaliação pela Banca dos Trabalhos Inscritos.
                Fonte: Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES.

3.    FORMA DE AVALIAÇÃO

3.1  Após os trabalhos serem entregues ao NES, eles receberam um número de inscrição único para cada categoria e são separados. Usamos como exemplo o trabalho inscrito na categoria Slogan pela aluna Marcilene Santos da Silva da Escola Dom Bosco, indicado na imagem 03.

    Imagem 03: Trabalho inscrito no I Concurso da Dengue de Humaitá.


               Fonte: Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES.

3.2  É feito um cadastro de todos os trabalhos inscritos por categoria como mostra a imagem 04 que apenas a Coordenação do NES tem acesso.

Imagem 04: Cadastro dos Trabalhos do I Concurso da Dengue.

Fonte: Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES.

3.3  A Banca Avaliadora tem acesso apenas a ficha com os critérios de avaliação e o numero de inscrição, nem o nome do aluno, nem o da escola são revelados ao avaliador como mostra a imagem 05.

Imagem 05: Ficha de Avaliação do Slogan.

Fonte: Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES.

3.4  A Após a avaliação dos integrantes da banca, os dados são consolidados e feito a média de cada aluno (Imagem 06) e os alunos com as melhores médias foram os vencedores e premiados como indicado mais a frente.

Imagem 06: Consolidado das avaliações da banca da categoria slogan.

Fonte: Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES.

4.    TRABALHOS DESENVOLVIDOS

Os trabalhos foram divididos em três categorias: Redação, Desenho e Slogan. Foram inscritos 284 trabalhos e ao Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social, divididos em 190 Desenhos, 28 Redações e 66 Slogans.

Imagem 07: Trabalhos inscritos no I Concurso da Dengue de Humaitá.

Fonte: Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES.

Vale ressaltar que para participar de alguma categoria, o aluno precisaria estar devidamente matriculado na escola da seguinte forma:

v  Na categoria Desenho participou os estudantes devidamente matriculados nos cinco anos iniciais do ensino fundamental ou seus correspondentes;
v   Na categoria Slogan participou os estudantes devidamente matriculados nos quatro anos finais do ensino fundamental ou seus correspondentes;
v  Na categoria Redação participou os estudantes devidamente matriculados no ensino médio e educação de jovens e adultos.
 
5.    PREMIAÇÕES

Foram premiados os três primeiros colocados de cada categoria após seus trabalhos terem sido apreciados pela Banca Avaliadora. A Escola com maior número de participantes vencedores também foi premiado.

Para melhor clareza dos resultados, o Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social irá enviar o resultado a todas as escolas participantes do I CONCURSO SOBRE A PREVENÇÃO DA DENGUE EM HUMAITÁ – 2011, para que tenham ciência dos ganhadores.
 
6.    ALUNOS E ESCOLAS VENCEDORAS

A tabela 01 informa os vencedores do I Concurso da Prevenção da Dengue em Humaitá e mostra também as escolas com maior numero de vencedores.

   Tabela 01: Vencedores do I Concurso da Dengue.

Fonte: Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES.

6.1  Vencedores

v  1º Lugar Desenho (Prêmio: 01 Máquina Digital)

v  2º Lugar Desenho (Prêmio: 01 Jogo Ídolos)

v  3º Lugar Desenho (Prêmio: 01 Jogo Adivinhação)

v  1º Lugar Slogan (Prêmio: 01 Celular)

v  2º Lugar Slogan (Prêmio: 01 Jogo Detetive)

v  3º Lugar Slogan (Prêmio: 01 Jogo O Aprendiz)


v  1º Lugar Redação (Prêmio: 01 Bicicleta)

v  2º Lugar Redação (Prêmio: 01 Máquina Digital)

v  3º Lugar Redação (Prêmio: 01 Kit Natura)

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Boletim Epidemiológico da Dengue - Edição 09


INFORMATIVO EPIDEMIOLÓGICO DE DENGUE / HUMAITÁ-AM
 Ano 2011 /Nº 09
Atualizado em 19/04/2011
DENGUE: SE VOCÊ AGIR, PODEMOS EVITAR!                Semana Epidemiológica Nº 15


 
1.     Notificações dos Casos Suspeitos
Até o dia 16/04 foram notificados um total de 488 casos de dengue. Destes, 16 foram confirmados sorologicamente, 368 foram descartados pelas sorologias ou pela busca ativa e 104 aguardam o resultado para serem encerrados.
Na semana 15 houve um aumento dos casos suspeitos, sendo registrados 43 casos, 16,2% a mais que na semana 14 como indica o gráfico 1.
Gráfico 1: Suspeitas por Semana Epidemiológica.
                                             FONTE: SINAN 
Em 2011, 16 casos de dengue. São José, Nossa Senhora do Carmo e São Sebastião ainda não apresentaram nenhum caso. O fato de NÃO ter mais de 02 casos nas localidades indica que o controle está sendo eficaz.
Tabela 1: Casos de Dengue por Localidades.
                                                                                 FONTE: SINAN 
2.     I Concurso da Dengue – Resultado
Entre os dias 07/02 e 15/04 ocorreu nas escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino e no Centro Educacional Betel o I Concurso sobre a Prevenção da Dengue em Humaitá – 2011, com o Tema: “Escolas e Comunidade unidas no Combate a Dengue”.
Neste Concurso, os alunos matriculados do 1º ao 5º ano concorreram na categoria Desenho; do 6º ao 9º ano na categoria Slogan; os do ensino médio concorreram na categoria Redação.
Imagem 1: Cerimônia de Premiação na UFAM.
                                                                                      FONTE: Coordenação de Vigilância em Saúde
A cerimônia de Premiação foi realizada no Auditório da UFAM no dia 15/04. Presente neste evento, José Cidenei Lobo do Nascimento - Prefeito de Humaitá, Herivâneo Seixas - Presidente da Câmara dos Vereadores, Sara dos Santos Riça - Secretária de Saúde, Capitão Paulo Santos – 54º BIS, Secretários Municipais, Gestores das Escolas e demais autoridades.
A Banca Avaliou os trabalhos e os vencedores foram os seguintes:
                                             FONTE: Coordenação de Vigilância em Saúde

Prefeito do Município de Humaitá
José Cidenei Lobo do Nascimento

Secretária Municipal de Saúde
Sara dos Santos Riça

Coordenador de Vigilância em Saúde
Enfº Jefferson da Silva Gonçalves

Gerente do Controle da Dengue
Talles Angelini da Costa

Equipe do Setor de Epidemiologia do Município
Enfª Letícia C. Barcellos – Coordenadora
Áquila Oliveira e Mariazinha Umbelino

terça-feira, 12 de abril de 2011

Boletim Epidemiológico da Dengue de Humaitá - Edição 08



INFORMATIVO EPIDEMIOLÓGICO DE DENGUE / HUMAITÁ-AM
 Ano 2011 /Nº 08
        Atualizado em 12/04/2011
                Semana Epidemiológica Nº 14



1.     Controle Vetorial da Dengue
Entre os dias 03 e 09/04 foram visitadas 664 casas como consta na tabela 1 e, destas, em apenas 01 imóvel foi encontrado larva de Aedes aegypti, apontando uma grande diminuição da infestação deste vetor.
Tabela 1: Controle Vetorial Dengue – Sem. 14. 

Imóveis Visitados
Imóveis Tratados
Depósitos Tratados
Imóveis Fechados
664
01
01
51

             FONTE: Gerência do Controle da Dengue

Durante o mês de março foi realizado Bloqueio com Ultra Baixo Volume – UBV, inspeção e eliminação de criadouros em 1330 imóveis.

Além destas ações acima, há as ações de bloqueio de casos suspeitos, inspeções nos casos denunciados pelo Disk-dengue, visitas quinzenais em pontos estratégicos e o mutirão de emergência.

2.     Notificações dos Casos Suspeitos
Até o dia 09/04 foram notificados um total de 448 casos de dengue. Destes, 13 foram confirmados sorologicamente, 324 foram descartados pelas sorologias ou pela busca ativa e 111 aguardam o resultado para serem encerrados.

Na semana 14 houve uma redução das notificações, sendo registrados 35 casos, 14,6% a menos que na semana 13 e 44,5% a menos que a semana 12 corroborando com o gráfico 1.

Gráfico 1: Dengue por Semana Epidemiológica.
                                               FONTE: SINAN 
O Bairro de São Cristóvão vem se mantendo com o maior número de notificações apresentando 07 notificações na semana 14 indicado na tabela 2. No ano de 2010, este mesmo bairro foi o 2º com 108 casos, perdendo apenas para o São Domingo Sávio com 168 notificações.

Tabela 2: Casos Notificados por Localidades.
                                               FONTE: SINAN 

3.     ATENÇÃO População de Humaitá
Humaitá ainda se encontra em ESTADO DE EMERGÊNCIA, devido a isso está ocorrendo um mutirão de limpeza na cidade. Porém, mantenham suas residências livres de qualquer objeto que possa acumular água. É OBRIGAÇÃO do morador em manter limpo seu quintal.

DENUNCIE á Coordenação de Vigilância em Saúde quaisquer residências fechadas ou com locais de criadouros (9158-1102 / 8117-3071).

Coloque o lixo comum na rua para coleta UMA HORA antes do caminhão passar.

DENGUE: SE VOCÊ AGIR, PODEMOS EVITAR!

Prefeito do Município de Humaitá
José Cidenei Lobo do Nascimento

Secretária Municipal de Saúde
Sara dos Santos Riça

Coordenador de Vigilância em Saúde
Enfº Jefferson da Silva Gonçalves

Gerente do Controle da Dengue
Talles Angelini da Costa

Equipe do Setor de Epidemiologia do Município
Enfº Letícia C. Barcellos – Coordenadora
Áquila Oliveira e Mariazinha Umbelino