terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Edição 29 - Boletim Epidemiológico da Dengue


2º SEMINÁRIO EDUCAÇÃO EM SAÚDE
         No dia 24 e 25 de Novembro foi realizado em Manaus o 2º Seminário do Núcleo de Educação em Saúde – NES e o NES – Humaitá foi convidado a apresentar as ações realizadas no município.

Imagem 01: Apresentação das Ações de Humaitá.
FONTE: Coordenação de Vigilância em Saúde.

Ações como mutirão da dengue, Mutirão da “Prefeitura em Ação”, Palestras nas escolas, projetos pedagógicos desenvolvidos nas escolas, Pit-Stop da dengue, Concurso da Dengue nas Escolas, entre outras foram apresentados neste evento.

MUTIRÃO “PREFEITURA EM AÇÃO”
         No dia 03 de Dezembro foi realizado na Escola Municipal Áurea Cação no bairro São Francisco, mais um Mutirão realizado pela Prefeitura Municipal de Humaitá, onde vários setores do município se integraram para levar cidadania a esta comunidade, neste projeto denominado “Prefeitura em Ação”.

Imagem 02: Mutirão no bairro São Francisco.
FONTE: Coordenação de Vigilância em Saúde.


MUTIRÃO DA DENGUE
             Foi Iniciado o Mutirão de Orientação e Inspeção da Dengue no Município e o bairro de São Cristóvão foi o Primeiro a receber a visita dos Agentes em busca de locais suscetíveis a proliferação do Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor da dengue.
São Cristóvão Possui 1186 Imóveis e destes, 980 foram visitados pelos profissionais. Foram encontrados imóveis que possuíam depósitos com larvas e estes depósitos ou foram removidos para o lixo ou tratados com larvicida (ABATE).

Imagem 03: ACE e ACS realizando Mutirão.
FONTE: Coordenação de Vigilância em Saúde.

Os depósitos que foram encontrados com mais freqüência foi os para ARMAZENAMENTO DE ÁGUA a nível do solo, como Cx d’água, cisterna, cacimba. Porem também foi encontrado larvas em lixos como copo descartável, lona, plásticos, etc.
Todo o cuidado da população em manter suas residências sem materiais que acumulam água irá contribuir para a diminuição de casos de dengue em Humaitá. Faça sua parte cuidando de sua residência e denuncie para o DISK-DENGUE os negligentes.

Prefeito do Município de Humaitá
José Cidenei Lobo do Nascimento
Secretária Municipal de Saúde
Sara dos Santos Riça
Coordenador de Vigilância em Saúde
Enfº Jefferson da Silva Gonçalves
Coordenadora da Atenção Básica
Enfª Laura Patrícia dos Santos
Gerente do Controle da Dengue
Talles Angelini da Costa
Equipe do Setor de Epidemiologia do Município
Enfª Letícia C. Barcellos – Coordenadora
Áquila, Mariazinha e Dênison