segunda-feira, 30 de abril de 2012

Edição 04/2012 - Boletim Informativo da Malária



O Município vem apresentando uma redução no número de casos nos primeiros trimestre de 2012. Quando comparados com o primeiro trimestre de 2011, aponta uma REDUÇÃO de 44,2% dos casos. São 353 casos neste período de 2011 contra 197 casos no ano de 2012.
     No ano de 2011 os casos de malaria surgiram de forma crescente. Em janeiro houve 107 casos, subindo para 112 casos em fevereiro e aumentando para 134 em março, indicando provável aumento nos meses subsequentes. Já no ano de 2012, não esta seguindo o mesmo padrão, pois em janeiro houve apenas 76, em fevereiro reduziu para 53 casos e em março houve 68 casos.
            No mês de janeiro deste ano, apenas duas localidades apresentaram 50% dos total dos casos de malária deste período. P.A.E Maria Auxiliadora (Ipixuna) e Localidade não Informada.
       A redução dos casos, relacionados com localidades apresentando pouco número de casos, mostra um certo controle deste agravo e indica que é necessário intensificar a vigilância nestas localidades que estão apresentando positividade e também nas localidades que apresentam casos esporádicos. E é isto que está sendo realizado pelo Secretaria de Saúde de Humaitá.
       Com a baixa das águas e a proximidade do verão, vários locais acumulam água servindo de criadouro para o vetor da malária. Epidemiologicamente, todo ano, no período de abril a junho, há uma elevação de número de casos, não apenas aqui em Humaitá, mas em todo o Amazonas. Logo, nos próximos meses, os números tendem a aumentar um pouco.
 No dia 20 de Abril de 2012, a Prefeitura Municipal de Humaitá, através da Secretaria de Saúde, realizou na Comunidade de Vila Cristolândia BR 319 KM 55 HMT/PVH a Campanha MOBILIZAÇÃO CONTRA A MALÁRIA, um dos focos desta visita é a Implantação de Mosquiteiros Impregnados de Longa Duração - MILD nas áreas vulneráveis do Interior do Município.
      Ações como: Termonebulização (Fumacê), tem efeito aproximado de 7 dias. Borrifação Intradomiciliar, 03 meses. Utilização adequada do Mosquiteiro dura até 05 anos. Por isso a as localidades beneficiadas com esta ferramenta ficará protegida por um longo tempo.
       Até o final do mês de março, 33 localidades já foram contempladas com esta estratégia de redução de malária como mostra a tabela abaixo. Foram distribuídos 2.362 Mosquiteiros em 655 casas. Desta forma, 3.172 habitantes ficaram protegidos se utilizarem de forma correta. Durante todo o mês de abril a implantação esta sendo realizada e o objetivo é implantar os mosquiteiros em todas as localidades rurais que apresentam grande incidência de malária. TODAS AS LOCALIDADAS SELECIONADAS SERÃO VISITADAS. A ENTREGA É NA RESIDENCIA.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Edição 04/2012 - Boletim Informativo da Dengue



      No mês de Janeiro de 2012, o Município de Humaitá realizou o Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti - LIRAa, onde se apresentou bem acima do padrão estipulado pelo Ministério da Saúde que é de 1,0%. Acima de 1,0% o município apresenta médio ou alto risco de ter uma epidemia de dengue.
     Como mostra a tabela ao lado, os bairros de São Domingo Sávio e Divino Pranto apresentaram maior índice, 4,5% em janeiro, deixando estes bairros mais vulneráveis ao surgimento de epidemia. Outros bairros que apresentaram altos índices, foram o Centro, Novo Centenário e Santo Antônio, que fazem parte do Estrato 06, com índice de 4,0% no mesmo mês.
       As ações foram voltadas para os bairros do estrato 01 e 06 intensificando a visita domiciliar, juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde, e intensificando também o Bloqueio de Casos Suspeitos, objetivando evitar a transmissão e reduzir a infestação do vetor nestes bairros.
      No final do mês de março e início de abril, foi realizado outro LIRAa, para avaliar as ações e verificar a situação da infestação do Aedes aegypti no município. Esta mesma tabela mostra que os trabalhos foram realizados de forma eficiente no estrato 01, visto que o índice que era de 4,5% em janeiro, caiu para 0,8 em Abril, indicando que os bairros deste estrato passaram de alto risco de epidemia de dengue para baixo risco por haver pouco vetor nesta localidade.
        É importante citar também que os bairros do estrato 06 apresentaram aumento do índice, onde em janeiro era de 4,0%, agora em abril é de 4,9% continuando a ficar com alto risco de epidemia de dengue. Dentre estes bairros, o Centro é o que mais apresentou positividade.
        Tampem bem as caixas d’água e retire dos quintais todo lixo ou recipiente que possa acumular água. Procurem atendimento assim que surgirem os sintomas.

       No 1º trimestre de 2010, os casos notificados (suspeitos) aconteceram de forma decrescente, 401 em janeiro, 208 em fevereiro e 118 em março. Neste mesmo período em 2011, ocorreu o oposto, 57 em janeiro, 129 em fevereiro e 217 em março. Já em 2012, não esta seguindo um padrão como nos anos anteriores, pois foi notificado 29 em janeiro, 05 em fevereiro e 30 em março. Até o dia 11/04 há notificados 19 casos. O aumento de casos esta quase sempre relacionado com festividades que culminam com a vinda de pessoas de outras regiões, como Porto Velho e Manicoré. Desta forma, pode estar ocorrendo a transmissão deste agravo de outras enfermidades, levando ao aumento da procura das unidades de saúde e, como Humaitá é uma área endêmica, muitas enfermidades são semelhantes a dengue geram uma notificação que  100% são investigadas.