segunda-feira, 25 de junho de 2012

Edição 06/2012 - Boletim Informativo da Malária



      Segundo o Boletim de Positividade da Fundação de Vigilância em Saúde - FVS atualizado em 04/06, o Município de Humaitá está entre os 16 Municípios do Amazonas que alcançaram a meta de redução de malária para o ano de 2012, ou seja, nesta data, havia 319 casos contra 884 no mesmo período de 2011, uma redução de 63,91% superando a meta de 30% proposto pela FVS e de 50% proposto pelo município.
       No gráfico abaixo, pode-se perceber a ocorrência de picos geralmente entre os meses de abril e junho e que neste ano o município vem se mantendo em controle durante todos os meses, o que favoreceu o enfrentamento destes meses em potencial. Apenas no mês de maio, houve redução de 78,36% apresentando 74 casos. Até o fechamento deste boletim o mês de junho teve 48 casos.

     No dia 14 de junho de 2012 houve uma reunião na Coordenação de Vigilância em Saúde de Humaitá para aprimoramento da pactuação entre Secretaria Municipal de Saúde de Humaitá - SEMSA, Fundação de Vigilância em Saúde - FVS e  Representantes do DSEI/PVH.
      Representando a SEMSA estavam: Enfº Jefferson Gonçalves - Coord. de Vigilância em Saúde, Emanuel Barroso e Joceli Rodrigues - Revisores da Malária. Representando a FVS estavam: José Raimundo - Assessor FVS e Ramon Dorta - Assessor Bioamazonas. Representando o DSEI: Soraia Tavares - Assistente Social, Ionêse Rodrigues - DIASI, Ione Santos - Enfª Saúde Indígena e Mª Conceição Silva - Visitadora Sanitária.
     O objetivo da reunião foi definir o Plano de Ação do Controle de Endemias nas Áreas Indígenas sobre jurisdição do DSEI/PVH e definir de forma organizada e integral o papel de cada entidade dentro deste processo, levando em consideração o individuo como um todo a ser assistido.
      Esta Reunião foi um avanço importante para o controle da malaria na área indígena, que deve ser integral e monitorada sempre que possível para tem grande eficácia.

Este trabalho faz parte de um amplo estudo interdisciplinar realizado na bacia do rio Madeira, pelo Instituto Nacional de Pesquisa Translacional em saúde e ambiente na região Amazônica (INPeTAm), abordando toxicologia, saúde, educação e meio ambiente.
Estruturado sobre os alicerces da pesquisa, educação e extensão, o presente estudo busca discutir com as diferentes esferas sociais o tema “A malária nas comunidades ribeirinhas do Município de Humaitá”.
Utilizando o ciclo de indagação como ferramenta, para nortear as ações a serem desenvolvidas em conjunto com as comunidades ribeirinhas e a Secretaria de Saúde do Município.
O objetivo é criar um espaço de diálogo e discussão que possui como eixo temático a Malária nas comunidades ribeirinhas do Município de Humaitá, integrando o poder público, as universidades envolvidas no projeto e as comunidades ribeirinhas.
O período de execução do projeto será de junho de 2012 a abril de 2013, onde diversos profissionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ estarão visitando as comunidades de Humaitá, em especial a localidade do Puruzinho.
Este Projeto espera alcançar a redução dos casos de malária, formar recursos humanos aptos para a multiplicação dos conhecimentos, desenvolver a autonomia comunitária para a tomada de decisões e medidas contra a malária.





quinta-feira, 7 de junho de 2012

Edição 05/2012 - Boletim Informativo da Malária



   Segundo o Boletim de Positividade da Fundação de Vigilância em Saúde - FVS atualizado em 21/05, o Município de Humaitá esta em 22º Colocado entre os Municípios do Amazonas de acordo com o número de casos de malária apresentados no 1º Quadrimestre de 2012, onde ocorreram 285 casos correspondendo a apenas 1,07% da malária de todo o Estado do Amazonas.
    Estando a frente de Borba (21º no Ranking) com 321 casos, Lábrea (6º no Ranking) com 1.347 casos e Manaus (1º no Ranking) com 3.445 casos neste período.
      Como mostra o gráfico abaixo, no mês de janeiro houve 76 casos. No mês de fevereiro baixou para 53 casos, já no mês de março teve um novo aumento fechando com 70 casos. No mês de Abril Baixou novamente para 63 casos e até o fechamento deste boletim, o mês de Maio registrou apenas 35 casos. A linha preta no gráfico indica uma linha de tendência a partir dos casos registrados em 2012, o que significa que se continuar desta forma, a tendência é a redução dos casos até o final do ano.
       Pode-se perceber também que os picos ocorrem geralmente entre os meses de abril e junho e que neste ano o município vem se mantendo em controle durante todos os meses, o que favoreceu o enfrentamento destes meses em potencial.
       A participação da população também é muito importante, ao iniciar os sintomas procurem um posto de saúde para diagnostico e inicio de tratamento que é gratuito.


     No dia 18 de Maio de 2012, a Prefeitura Municipal de Humaitá, através da Secretaria de Saúde, realizou no Auditório da Universidade Federal do Amazonas - UFAM a Capacitação da Padronização da Gota Espessa e Preenchimento Correto da Malária.
     O foco principal desta capacitação é adequação da coleta de lâmina de todos os profissionais de saúde dentro dos padrões recomendados pela FVS e Ministério da Saúde.
      O público alvo foi os técnicos de Enfermagem do Hospital e UBS, bem como, Agente Comunitários de Saúde - ACS e Enfermeiros. No total participaram da Capacitação um total de 77 profissionais.
       Foi realizada uma palestra sobre a malária e em seguida a pratica do preenchimento do SIVEP e Coleta de Lâmina. Estas orientações foram feitas pelos Agentes de Endemias Odinei e Ezaul que atuam rotineiramente nesta área de trabalho e puderam passar de forma bem pratica a técnica correta.



Edição 06/2012 - Boletim Informativo da Dengue



CASOS NOTIFICADOS           
      No 1º quadrimestre de 2011 foram notificados 540 casos suspeitos de dengue e no mesmo período de 2012 foram notificados apenas 64 casos, uma redução de 88,15%.  Durante este período de 2011 o mês que teve pico foi o mês de março com 212 casos e no ano de 2012 foi o mês de abril com 34 casos, como mostra o gráfico 01.
     No mês de maio os casos tendem a reduzir naturalmente, no ano de 2011 ocorreram 75 casos e neste ano até o dia 18 ocorreram apenas 21 casos suspeitos.  Provavelmente o mês fechará com redução também neste mês.
Gráfico 01: Casos Notificados de Dengue.

                           Fonte: Coordenação de Vigilância em Saúde

CASOS CONFIRMADOS    
    No 1º quadrimestre de 2011 foram registrados 24 casos confirmados de dengue através de sorologia e no mesmo período de 2012 foram registrados apenas 16 casos, uma redução de 33,33%.  Durante este período de 2011 o mês que teve pico foi o mês de março com 212 casos e no ano de 2012 foi o mês de abril com 34 casos, como mostra o gráfico 01.
     No mês de maio de 2011 não houve nenhum caso confirmado, já neste ano, houve um caso, o que indica a necessidade de atenção continua e permanente.
Gráfico 02: Casos Confirmados de Dengue.
                          Fonte: Coordenação de Vigilância em Saúde

          Quando o paciente procura atendimento até o 3º dia do inicio de sintomas é realizado o teste-rápido, onde em 15 minutos é possível ter o resultado se é dengue ou não. Este teste está disponível em todos as UBS e no Hospital desde Dezembro de 2011 e já teve a saída abaixo. Este exame é muito importante no controle da dengue por agilizar a visita da equipe de endemias as residências evitando a transmissão nos bairros.