quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Edição 11 - Boletim Informativo da Dengue de Humaitá



Com o início do período das chuvas as áreas da cidade tornam-se mais propícias à reprodução do vírus da dengue. A medida que aumentam os locais que acumulam água, novos criadouros do mosquito Aedes aegypti são formados, aumentando dessa forma, a densidade deste mosquito (transmissor da dengue) nos diferentes bairros da cidade.
Pensando nisto, a Prefeitura Municipal de Humaitá, neste ato representado pela Secretaria Municipal de Saúde realizará entre os dias 03 e 07 de dezembro em Humaitá, uma ação intitulada “Semana de Prevenção da Dengue”. Trata-se de uma estratégia de Mobilização Social que visa substituir as ações de panfletagem nos diversos pontos da cidade, por visita domiciliar em todos os bairros totalizando 100% dos imóveis da cidade.
O objetivo desta estratégia é: Diminuir a população do Aedes aegypti na área urbana de Humaitá trazendo níveis incompatíveis com o desenvolvimento de nova epidemia e Levar informações e meios de controlar este agravo pelo próprio morador.
Vale lembrar que esta ação irá orientar, informar e incentivar os moradores sobre a dengue e como combatê-la em sua própria residência. Não irá acontecer, em hipótese alguma, limpeza da residência pelos profissionais da saúde. Por isso, siga as instruções abaixo e se surgir febre, dores nas articulações e músculos, procure um posto de saúde.









sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Edição 10 - Boletim Informativo da Malária


    Ao analisarmos a situação epidemiológica da malária em Humaitá no gráfico abaixo, podemos perceber que o período compreendido entre abril e julho ocorre o pico de transmissão da malária, estando relacionado ao final do período chuvoso e consequente formação de coleções hídricas que servem de criadouros com a vazante dos rios. Já entre julho e setembro, a tendência é a diminuição dos casos, estando relacionado ao verão e calor excessivo que secam grande parte dos criadouros. A partir de outubro, tende a novo aumento em consequência de novo período chuvoso como ocorrido em 2010 e 2011 no gráfico.
      Se compararmos com 2011 veremos que entre os meses de janeiro a novembro de 2011 houve 1.849 casos e neste mesmo período de 2012 houve apenas 627 casos mostrando uma redução de 1.222 casos, ou seja, 66,09% de redução.
     Para se ter uma ideia da redução, apenas no mês de maio de 2008 houve 647 casos. 20 casos a mais que o ano de 2012 até o presente momento.


 
     Entre os dias 05 e 09 de Novembro de 2012, foi realizada a CURSO BÁSICO DE GEORREFERENCIAMENTO EM SAÚDE pela Fundação de Vigilância em Saúde - FVS na Escola Francisca Saavedra - CETAM em Manaus.
       Este curso proporciona aos profissionais de saúde criarem mapas temáticos de diversos temas para facilitar a avaliação e divulgação dos resultados alcançados nas ações e estratégias realizadas no município. A imagem ao lado é um exemplo de mapa temático da infestação do Aedes aegypti no Amazonas em 2011, através do Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti - LIRAa, divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde - FVS, facilitando a compreensão de qualquer individuo que visualize este gráfico.
      Este curso será multiplicado com os profissionais da saúde que atuam no município na tabulação de dados e indicadores de saúde entre os dias 10 e 14 de dezembro das 14 as 18 horas na sala da Coordenação de Vigilância em Saúde - CVS.
     

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Edição 10 - Boletim Informativo da Dengue



    A situação epidemiológica da transmissão da dengue em Humaitá não se apresenta de forma regular.
     No ano de 2011, os casos ocorreram predominantemente nos meses de fevereiro e março com mostra o gráfico 1, onde ocorreram 10 e 11 casos respectivamente.
     Já o ano de 2012 não está seguindo esta mesma linha. Os casos vinham se comportaram de forma ascendente até abril e, quando parecia encerrar a transmissão, teve um novo surto epidêmico no mês de julho com 16 casos.
     Em todo o ano de 2011, foram confirmados através de sorologia pelo LACEN, 26 casos de dengue. Até o fechamento deste boletim, foram confirmados em 2012, 44 casos também por sorologia. Isso representa um aumento de 69,23% de 2011 a 2012.
    O mês de outubro teve um caso, o que deixa todos em alerta, já que com a ocorrência do período chuvoso, a infestação do mosquito transmissor tende a aumentar formando um ambiente favorável a novas epidemias em nosso município. Por isso, todos devem se esforçar para combatê-la.

                           Gráfico 01: Casos Confirmados de Dengue.
                          Fonte: Coordenação de Vigilância Epidemiológica, 2012.

        Foi realizado no mês de Outubro, um Levantamento Rápido de Aedes aegypti - LIRAa que verifica as condições de todos os locais da cidade para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Havia muito lixo nas residências que, com o início das chuvas, passarão a servir de depósitos. Porém, 64,3% dos Criadouros encontrados com larvas foram Depósitos a nível do solo como: cisterna, manilhas e cx d’água que serviam de reservatório por algum motivo. Por isso, quando for armazenar água, tampe e vede bem estes reservatórios. Aproveite e inspecione seus quintais a procura de objetos que possam acumular água e elimine-os se possível, porque 28,6% dos criadouros foram lixo. Os outros 7,1% de criadouros do estudo foram frascos de plantas e vasos.
      Quando o índice do LIRAa fica abaixo de 1% o município está com baixo risco de epidemias de dengue. De 1 a 4% médio risco e acima de 4% alto risco. Na tabela ao lado é possível perceber que há vários bairros acima de 1%, mas o município, como todo, está com 0,9% indicando baixo risco.