quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Edição 11 - Boletim Informativo da Malária de Humaitá



      Ao analisarmos o gráfico abaixo, podemos perceber que os casos de malária notificados no ano de 2012 se mantiveram todo o ano abaixo dos anos de 2011 e 2010, com exceção do mês de Janeiro, onde apresentou 42 casos a mais que no ano de 2010 e 27 casos a menos que no ano de 2011.
     Pode-se perceber também que a partir de fevereiro, a incidência vem seguindo o mesmo comportamento do ano de 2010, porém, além dos números mais baixos em 2012, em Outubro deste ano, que sempre tem uma elevação com o reinício do período chuvoso, houve um controle e os dados ficaram baixos.
     Se compararmos com 2011 veremos que entre os meses de janeiro a novembro de 2011 houve 1.849 casos e neste mesmo período de 2012 houve apenas 640 casos mostrando uma redução de 1.209 casos, ou seja, 65,39% de redução.
     Já a redução no mês de novembro entre 2011 e 2012 foi de 60,92%, ou seja, 53 casos a menos que no ano de 2011 que apresentou 87 casos de malária no Município.

     O Prefeitura Municipal de Humaitá através da Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com Fundação de Vigilância em Saúde - FVS e Fundo Global realizou no ano de 2012 a instalação de 8.555 Mosquiteiros Impregnados de Longa Duração - MILD’s.
       A Coordenação de Vigilância em Saúde iniciou o Monitoramento do uso desta ferramenta em 4 localidades (Lago do Puruzinho, São Carlos, Fortaleza e Santo Antônio).
      Os resultados foram ótimos. 73 casas foram monitoradas e um questionário foi aplicado e consolidado. Em 98,63% destas casas (72) foram encontrados todos os MILD’s instalados, apenas em 01 casa estava faltando. Quando questionado se todos usam o MILD’s, em 02 casas tinha alguém que não utilizam, enquanto em 71 casas todos utilizam, isto corresponde a 97,26% de utilização. Outro dado importante é quanto a diminuição na quantidade de mosquito após instalação dos MILD’s, apenas 01 casa não soube informar, mas as 72 casas restantes informaram que a quantidade de mosquito diminuiu significativamente e que esta ferramenta de combate a malária é muito eficaz e prática, ou seja, neste estudo houve 98,63% de aprovação da população.
      Outros dados puderam ser extraídos deste monitoramento e que preocupa muito. Quando questionado se o morador lembra como se lava o MILD, apenas 72,60% das residências souberam responder, isto é igual a 53 residências, as demais (20 casas) não sabia, não respondeu ou não soube informar.
      Os MILD’s possuem um “repelente” em seu tecido que age quando o mosquito entra em contato com ele. Vem sendo um grande aliado no combate a malária em Humaitá. UTILIZEM CORRETAMENTE!!!


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Edição 12 - Boletim Informativo da Dengue de Humaitá



   Pensando no início das chuvas e consequente aumento da densidade do mosquito transmissor da dengue, a Prefeitura Municipal de Humaitá, neste ato representado pela Secretaria Municipal de Saúde realizou entre os dias 03 e 06 de dezembro em Humaitá, uma ação intitulada “Semana de Prevenção da Dengue”. Tratou-se de uma estratégia de Mobilização Social que visou a orientação e sensibilização da comunidade através visita domiciliar com panfletagem em todos os bairros zona urbana.
   O objetivo desta estratégia foi: Diminuir a população do Aedes aegypti na área urbana de Humaitá trazendo níveis incompatíveis com o desenvolvimento de nova epidemia e Levar informações e meios de controlar este agravo pelo próprio morador.
    Como indica a tabela abaixo, foram visitadas 7.493 casas em apenas 04 dias de ação. Isso graças a dedicação de 72 profissionais da saúde.  Destes imóveis, 111 foram encontrados locais com proliferação de larvas e a equipe de Bloqueio da Dengue realizou visita para eliminar estes focos. A Equipe 07 visitou a maior quantidade de imóveis, foram 1.061 no total nos bairros Olaria e São José. Foi uma média de pouco mais de 832 imóveis visitados por equipe, levando informação a praticamente todas as casas da zona urbana de Humaitá.
    Parabéns a todos os profissionais que atuaram de forma brilhante, responsável e comprometida deste evento e esperamos que os moradores possam contribuir para a redução deste agravo na sua residência e na sua comunidade.