terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Edição 02 - Boletim Informativo da Malária


    Humaitá, em Janeiro, apresentou um número pequeno de casos de malária em relação ao mesmo período de 2012. Foram 36 casos registrados no mês, 55% a menos que em Janeiro de 2012 que apresentou 80 casos. A Meta do Plano Plurianual de Combate a Malária - PPACM para 2013 é de redução de 30%, sendo superado neste primeiro mês. Todos os casos notificados foram da espécie Vívax, atingindo outra meta de redução da malária falciparum com menos de 5% do total do mês. Apenas 20 localidades apresentaram notificações, as principais são: Ipixuna com 04 casos (11,43%), Santo Antônio - Realidade 03 casos (8,57%), São João Açaizal 03 casos (8,57%) e Vila Cristolândia 02 casos (5,71%).



      A Prefeitura de Humaitá, através da Secretaria de Saúde, entregou no dia 07 de fevereiro os Equipamentos de Proteção Individual - EPI dos Agentes de Combate às Endemias da Coordenação de Vigilância em Saúde de Humaitá. Visando preservar a integridade do agente durante a execução de seu distinto trabalho na rotina do combate a malária e a dengue, foi entregue o kit completo que consiste de botas de couro, calças, camisa de manga comprida, luvas, máscara com duplo filtro, protetor auricular e óculos de proteção ocular.  Itens de grande importância para tais profissionais que se expõem ao sol diariamente e que entram em contato com vários tipos de inseticidas, evitando desde lesões de pele até complicações sistêmicas mais severas.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Edição 02 - Boletim Informativo da Dengue


Entre os dias 08 de Janeiro a 12 de Março de 2013, a Prefeitura de Humaitá, juntamente com suas secretarias, ICMBIO, 54º BIS, Polícia Militar, SEDUC e demais parceiros, está realizando ações simultâneas de combate a dengue. Tais ações visam interromper a transmissão da dengue através do controle vetorial, eliminando e tratando focos de larvas encontrados nos diversos tipos de depósitos, realizando aplicação de larvicidas e Adulticidas nos depósitos previamente identificadas e sensibilizando a população sobre os riscos de epidemia no Município.
Neste Mutirão, mais de 200 profissionais e parceiros estão realizando trabalhos de visita domiciliar, limpeza pública, borrifação e troca de material reciclável por brinquedos ou kit escolar.
        Até o momento já foram visitadas mais de 10.000 imóveis em todos os bairros do município. Foi retirado 420 caçambas de lixo, arrecada mais de 21 toneladas de material reciclável e todos os  bairros já receberam borrifação para eliminação dos mosquitos transmissores da dengue.

        Neste ano, já foram registrados 425 casos notificados (suspeitos) de Dengue em Humaitá, 16,12% a mais que todo o ano passado que apresentou apenas 366 casos suspeitos. Estes são os bairros que apresentam maior incidência: São Cristóvão - 90 notificados e 05 confirmados; São Francisco - 53 notificados e 04 confirmados; São Domingos Sávio - 52 notificados e 04 confirmados;
Ao surgir os sintomas procure as UBSs ou Hospital. FAÇA uma inspeção semanal em sua residência eliminando locais que acumulem água. Não hesite, a dengue mata e pode matar você também!