quinta-feira, 30 de maio de 2013

Edição 07 - Boletim Informativo da Dengue

Humaitá apresentou o pico de transmissão de dengue no mês de fevereiro como mostra o gráfico abaixo. Neste mês houveram 498 casos notificados, já em março reduziu para 88 casos e no mês de abril ocorreram 77 casos. Nos últimos três meses, o bairro que mais apresentou notificações foi São Cristóvão com 112 casos, mas São Francisco com 73 casos e São Domingos Sávio com 67 casos também contribuirão bastante. É importante salientar que diminuíram os casos em abril, mas vários bairros tiveram aumento em abril, como São Pedro e Nova Humaitá.


      No dia 03 de maio de 2013, foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde a Confraternização do Dia dos Trabalhadores de Endemias. O objetivo do evento foi integrar os profissionais que atuam na Gerencia de Endemias em um ambiente extra trabalho, onde puderam se conhecer e interagir melhor como pessoas.
       O evento foi realizado com o apoio da Prefeito Dedei Lobo, Secretaria Sara Riça, Vereador Ley Siqueira e Alexandre Perote, Supermercado Tchê, Elton - FIOTEC e demais patrocinadores. Além de uma partida de futebol com times mistos, para fortalecer a integração e a prática de esportes, foi feito um almoço e sorteio de brindes. PARABÉNS A TODOS OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, EM ESPECIAL AOS DE ENDEMIAS, PELO GRANDE TRABALHO REALIZADO!



sábado, 4 de maio de 2013

Edição 05 - Boletim Informativo da Malária


       O Município até o fechamento deste boletim mostra uma redução no número de casos em relação ao mês de Abril de 2012 em torno de 34% e se manteve dentro da meta proposta pelo Plano PluriAnual de Combate a Malária - PPACM para 2013 (redução de 30%). No Primeiro Quadrimestre de 2012 houve 258 casos e no mesmo período de 2013 houve 171 casos, isso representa uma redução de 33,72%. Vem se mantendo difícil o controle da malária sem o grande apoio que a Bioamazonas fornecia ao município, mas até abril continuamos melhor que o esperado.

       A Coordenação de Vigilância em Saúde realizou no dia 26 de Abril, no Auditório da Prefeitura, uma Capacitação da Padronização da Gota Espessa e Preenchimento Correto do SIVEP aos Agentes Comunitários de Saúde - ACS da Zona Rural de Humaitá para auxiliarem na integração entre a Vigilância em Saúde e Atenção Básica. O objetivo foi treinar os ACS para a rotina da assistência a pac. suspeitos de Malária na Zona Rural. Aproximadamente 50 profissionais participaram do evento que foi realizado pelo Coord. Vigilância em Saúde - Enfº Jefferson Gonçalves, Gerente do Programa da Malária - Joaquim  Costa e Assessor da FIOTEC - Elton Chaves. Este Evento foi organizado pelo NES.