Mostrando postagens com marcador Malária. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Malária. Mostrar todas as postagens

sábado, 4 de maio de 2013

Edição 05 - Boletim Informativo da Malária


       O Município até o fechamento deste boletim mostra uma redução no número de casos em relação ao mês de Abril de 2012 em torno de 34% e se manteve dentro da meta proposta pelo Plano PluriAnual de Combate a Malária - PPACM para 2013 (redução de 30%). No Primeiro Quadrimestre de 2012 houve 258 casos e no mesmo período de 2013 houve 171 casos, isso representa uma redução de 33,72%. Vem se mantendo difícil o controle da malária sem o grande apoio que a Bioamazonas fornecia ao município, mas até abril continuamos melhor que o esperado.

       A Coordenação de Vigilância em Saúde realizou no dia 26 de Abril, no Auditório da Prefeitura, uma Capacitação da Padronização da Gota Espessa e Preenchimento Correto do SIVEP aos Agentes Comunitários de Saúde - ACS da Zona Rural de Humaitá para auxiliarem na integração entre a Vigilância em Saúde e Atenção Básica. O objetivo foi treinar os ACS para a rotina da assistência a pac. suspeitos de Malária na Zona Rural. Aproximadamente 50 profissionais participaram do evento que foi realizado pelo Coord. Vigilância em Saúde - Enfº Jefferson Gonçalves, Gerente do Programa da Malária - Joaquim  Costa e Assessor da FIOTEC - Elton Chaves. Este Evento foi organizado pelo NES.





segunda-feira, 29 de abril de 2013

Dia 1º de Maio - Dia do Trabalhador - Parabéns


quarta-feira, 10 de abril de 2013

Edição 04 - Boletim Informativo da Malária


           O Município mostra uma redução no número de casos em relação ao  mês de  Março de  2012  em torno de  -53%, em 2012 foram 66 casos contra 31 em março deste ano, como mostra o gráfico abaixo.  No mês de fevereiro houve um aumento representado por 50 casos e em 2012 houve apenas 48. 
          Mesmo fevereiro não estando dentro da meta proposta pelo Plano Plurianual para Controle da Malária - PPACM para 2013, que é reduzir 30% com relação a 2012, estamos dentro deste meta no 1º trimestre. No 1º trimestre de 2012 houve 194 casos e de 2013 houve 118 casos, isso representa uma redução de 39,17%.

        A Coordenação de Vigilância em Saúde está realizando uma atualização em Controle Vetorial para os Servidores que atuam no controle vetorial da malária e dengue da Secretaria de Saúde entre os dias 09 e 12 de Abril na Gerencia de Endemias. O objetivo é rever as atividades desempenhadas por estes agentes e manter a qualidade da Assistência prestada a população. Estão sendo atualizados em Borrifação Residual Intradomiciliar - BRI, Ultra Baixo Volume - UBV e  Termonebulização - FOG. 




quarta-feira, 27 de março de 2013

Edição 03 - Boletim Informativo da Malária
















             A Fundação de Vigilância em Saúde - FVS, divulgou um Boletim (ranking) de Positividade de malária no Amazonas. Entre os municípios de maior influência para Humaitá, Lábrea (538), Manicoré (133) e Canutama (116) apresentam maior número de casos de janeiro a 25 de março, indicado na tabela extraída do boletim. Em Humaitá, fevereiro apresentou mais casos (56) e em março (17) já mostrou um controle. Diversas ações de prevenção e vigilância estão sendo realizadas para manter este controle.





          A Fundação de Vigilância em Saúde - FVS, realizou entre os dias 06 e 12 de Março, uma Capacitação em Entomologia com os Profissionais da SEMSA, SESAI e Área de Pactuação de Canutama, na Sede de Endemias em Humaitá.
     O objetivo foi treinar novos profissionais para resgatar as atividades de entomologia, tão importantes para realização das ações, que já não eram realizadas pela falta de profissionais capacitados e pela falta de infraestrutura para o setor.
         Tais profissionais foram capacitados com foco principal nos transmissores da dengue (Aedes aegypti) e malária (Anopheles), tanto na forma aquática (larvas), quanto na forma alada (mosquitos) e as atividades já recomeçaram após o curso.


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Edição 02 - Boletim Informativo da Malária


    Humaitá, em Janeiro, apresentou um número pequeno de casos de malária em relação ao mesmo período de 2012. Foram 36 casos registrados no mês, 55% a menos que em Janeiro de 2012 que apresentou 80 casos. A Meta do Plano Plurianual de Combate a Malária - PPACM para 2013 é de redução de 30%, sendo superado neste primeiro mês. Todos os casos notificados foram da espécie Vívax, atingindo outra meta de redução da malária falciparum com menos de 5% do total do mês. Apenas 20 localidades apresentaram notificações, as principais são: Ipixuna com 04 casos (11,43%), Santo Antônio - Realidade 03 casos (8,57%), São João Açaizal 03 casos (8,57%) e Vila Cristolândia 02 casos (5,71%).



      A Prefeitura de Humaitá, através da Secretaria de Saúde, entregou no dia 07 de fevereiro os Equipamentos de Proteção Individual - EPI dos Agentes de Combate às Endemias da Coordenação de Vigilância em Saúde de Humaitá. Visando preservar a integridade do agente durante a execução de seu distinto trabalho na rotina do combate a malária e a dengue, foi entregue o kit completo que consiste de botas de couro, calças, camisa de manga comprida, luvas, máscara com duplo filtro, protetor auricular e óculos de proteção ocular.  Itens de grande importância para tais profissionais que se expõem ao sol diariamente e que entram em contato com vários tipos de inseticidas, evitando desde lesões de pele até complicações sistêmicas mais severas.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Edição 01 - Boletim Informativo da Malária de Humaitá

    Humaitá, em 2012, mostrou uma significativa redução no número de casos de malária em relação ao ano de 2011. Foram 1245 casos a menos, quando foi registrado 1.905 casos em 2011. Ou seja, em 2012 foram registrados apenas 660 casos correspondendo a uma redução de 65,35%. A meta estadual para 2012 era de 30% redução, mas como visto, esta meta foi superado.
     O gráfico abaixo indica também que em 2012  o número de casos sempre foi menor que nos anos de 2010 e 2011 mostrando equilíbrio e controle. O mês que teve maior redução entre 2011 e 2012 foi maio, com redução de 82,45%, 282 casos a menos apenas neste mês. Graças a todos os profissionais da saúde.  Parabéns a todos os profissionais que direta ou indiretamente contribuíram para esta grande redução da malária.
 










    Apenas 06 localidades apresentam juntas 53,06% dos casos de malária de 2012: Ipixuna (98), Santo Antônio (52), Realidade (41), Aldeia Piquiá (31), Lago do Puruzinho (29) e Localidade nâo-informada (96), esta última foram registradas em outros municípios e não indicaram a localidade exata. Somam juntas 347 casos e são as localidades prioritárias para ações.
    Na zona urbana houve apenas 13 casos: Olaria (03), São Cristóvão (03), Divino Pranto (02), Centro (02), Nova Esperança (01), Nova Humaitá (01) e Novo Centenário (01). Em 2011 ocorreram 62 casos na zona urbana, representando então uma redução de 79,03% da malária Urbana em 2012.
     A área indígena em 2011 apresentou 177 casos e neste ano apenas houve 57 casos, isto implica em uma redução de 67,79% na área indígena em 2012.
    Com relação a malária falciparum, em 2011 ocorreram 68 casos e em 2012 foram apenas 42 casos, uma redução de 38,23%. Porém, 47,62% dos casos de 2012, foram registrados apenas na Aldeia Piquiá, ou seja, 20 destes casos ocorreram apenas nesta localidade. O restante ocorreu em Fortaleza (02), localidade não informada (03) e Aldeia Marmelo (03) e 10 localidades tiveram apenas 01 caso.




quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Edição 11 - Boletim Informativo da Malária de Humaitá



      Ao analisarmos o gráfico abaixo, podemos perceber que os casos de malária notificados no ano de 2012 se mantiveram todo o ano abaixo dos anos de 2011 e 2010, com exceção do mês de Janeiro, onde apresentou 42 casos a mais que no ano de 2010 e 27 casos a menos que no ano de 2011.
     Pode-se perceber também que a partir de fevereiro, a incidência vem seguindo o mesmo comportamento do ano de 2010, porém, além dos números mais baixos em 2012, em Outubro deste ano, que sempre tem uma elevação com o reinício do período chuvoso, houve um controle e os dados ficaram baixos.
     Se compararmos com 2011 veremos que entre os meses de janeiro a novembro de 2011 houve 1.849 casos e neste mesmo período de 2012 houve apenas 640 casos mostrando uma redução de 1.209 casos, ou seja, 65,39% de redução.
     Já a redução no mês de novembro entre 2011 e 2012 foi de 60,92%, ou seja, 53 casos a menos que no ano de 2011 que apresentou 87 casos de malária no Município.

     O Prefeitura Municipal de Humaitá através da Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com Fundação de Vigilância em Saúde - FVS e Fundo Global realizou no ano de 2012 a instalação de 8.555 Mosquiteiros Impregnados de Longa Duração - MILD’s.
       A Coordenação de Vigilância em Saúde iniciou o Monitoramento do uso desta ferramenta em 4 localidades (Lago do Puruzinho, São Carlos, Fortaleza e Santo Antônio).
      Os resultados foram ótimos. 73 casas foram monitoradas e um questionário foi aplicado e consolidado. Em 98,63% destas casas (72) foram encontrados todos os MILD’s instalados, apenas em 01 casa estava faltando. Quando questionado se todos usam o MILD’s, em 02 casas tinha alguém que não utilizam, enquanto em 71 casas todos utilizam, isto corresponde a 97,26% de utilização. Outro dado importante é quanto a diminuição na quantidade de mosquito após instalação dos MILD’s, apenas 01 casa não soube informar, mas as 72 casas restantes informaram que a quantidade de mosquito diminuiu significativamente e que esta ferramenta de combate a malária é muito eficaz e prática, ou seja, neste estudo houve 98,63% de aprovação da população.
      Outros dados puderam ser extraídos deste monitoramento e que preocupa muito. Quando questionado se o morador lembra como se lava o MILD, apenas 72,60% das residências souberam responder, isto é igual a 53 residências, as demais (20 casas) não sabia, não respondeu ou não soube informar.
      Os MILD’s possuem um “repelente” em seu tecido que age quando o mosquito entra em contato com ele. Vem sendo um grande aliado no combate a malária em Humaitá. UTILIZEM CORRETAMENTE!!!


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Edição 10 - Boletim Informativo da Malária


    Ao analisarmos a situação epidemiológica da malária em Humaitá no gráfico abaixo, podemos perceber que o período compreendido entre abril e julho ocorre o pico de transmissão da malária, estando relacionado ao final do período chuvoso e consequente formação de coleções hídricas que servem de criadouros com a vazante dos rios. Já entre julho e setembro, a tendência é a diminuição dos casos, estando relacionado ao verão e calor excessivo que secam grande parte dos criadouros. A partir de outubro, tende a novo aumento em consequência de novo período chuvoso como ocorrido em 2010 e 2011 no gráfico.
      Se compararmos com 2011 veremos que entre os meses de janeiro a novembro de 2011 houve 1.849 casos e neste mesmo período de 2012 houve apenas 627 casos mostrando uma redução de 1.222 casos, ou seja, 66,09% de redução.
     Para se ter uma ideia da redução, apenas no mês de maio de 2008 houve 647 casos. 20 casos a mais que o ano de 2012 até o presente momento.


 
     Entre os dias 05 e 09 de Novembro de 2012, foi realizada a CURSO BÁSICO DE GEORREFERENCIAMENTO EM SAÚDE pela Fundação de Vigilância em Saúde - FVS na Escola Francisca Saavedra - CETAM em Manaus.
       Este curso proporciona aos profissionais de saúde criarem mapas temáticos de diversos temas para facilitar a avaliação e divulgação dos resultados alcançados nas ações e estratégias realizadas no município. A imagem ao lado é um exemplo de mapa temático da infestação do Aedes aegypti no Amazonas em 2011, através do Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti - LIRAa, divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde - FVS, facilitando a compreensão de qualquer individuo que visualize este gráfico.
      Este curso será multiplicado com os profissionais da saúde que atuam no município na tabulação de dados e indicadores de saúde entre os dias 10 e 14 de dezembro das 14 as 18 horas na sala da Coordenação de Vigilância em Saúde - CVS.
     

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Edição 06/2012 - Boletim Informativo da Malária



      Segundo o Boletim de Positividade da Fundação de Vigilância em Saúde - FVS atualizado em 04/06, o Município de Humaitá está entre os 16 Municípios do Amazonas que alcançaram a meta de redução de malária para o ano de 2012, ou seja, nesta data, havia 319 casos contra 884 no mesmo período de 2011, uma redução de 63,91% superando a meta de 30% proposto pela FVS e de 50% proposto pelo município.
       No gráfico abaixo, pode-se perceber a ocorrência de picos geralmente entre os meses de abril e junho e que neste ano o município vem se mantendo em controle durante todos os meses, o que favoreceu o enfrentamento destes meses em potencial. Apenas no mês de maio, houve redução de 78,36% apresentando 74 casos. Até o fechamento deste boletim o mês de junho teve 48 casos.

     No dia 14 de junho de 2012 houve uma reunião na Coordenação de Vigilância em Saúde de Humaitá para aprimoramento da pactuação entre Secretaria Municipal de Saúde de Humaitá - SEMSA, Fundação de Vigilância em Saúde - FVS e  Representantes do DSEI/PVH.
      Representando a SEMSA estavam: Enfº Jefferson Gonçalves - Coord. de Vigilância em Saúde, Emanuel Barroso e Joceli Rodrigues - Revisores da Malária. Representando a FVS estavam: José Raimundo - Assessor FVS e Ramon Dorta - Assessor Bioamazonas. Representando o DSEI: Soraia Tavares - Assistente Social, Ionêse Rodrigues - DIASI, Ione Santos - Enfª Saúde Indígena e Mª Conceição Silva - Visitadora Sanitária.
     O objetivo da reunião foi definir o Plano de Ação do Controle de Endemias nas Áreas Indígenas sobre jurisdição do DSEI/PVH e definir de forma organizada e integral o papel de cada entidade dentro deste processo, levando em consideração o individuo como um todo a ser assistido.
      Esta Reunião foi um avanço importante para o controle da malaria na área indígena, que deve ser integral e monitorada sempre que possível para tem grande eficácia.

Este trabalho faz parte de um amplo estudo interdisciplinar realizado na bacia do rio Madeira, pelo Instituto Nacional de Pesquisa Translacional em saúde e ambiente na região Amazônica (INPeTAm), abordando toxicologia, saúde, educação e meio ambiente.
Estruturado sobre os alicerces da pesquisa, educação e extensão, o presente estudo busca discutir com as diferentes esferas sociais o tema “A malária nas comunidades ribeirinhas do Município de Humaitá”.
Utilizando o ciclo de indagação como ferramenta, para nortear as ações a serem desenvolvidas em conjunto com as comunidades ribeirinhas e a Secretaria de Saúde do Município.
O objetivo é criar um espaço de diálogo e discussão que possui como eixo temático a Malária nas comunidades ribeirinhas do Município de Humaitá, integrando o poder público, as universidades envolvidas no projeto e as comunidades ribeirinhas.
O período de execução do projeto será de junho de 2012 a abril de 2013, onde diversos profissionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ estarão visitando as comunidades de Humaitá, em especial a localidade do Puruzinho.
Este Projeto espera alcançar a redução dos casos de malária, formar recursos humanos aptos para a multiplicação dos conhecimentos, desenvolver a autonomia comunitária para a tomada de decisões e medidas contra a malária.





quinta-feira, 7 de junho de 2012

Edição 05/2012 - Boletim Informativo da Malária



   Segundo o Boletim de Positividade da Fundação de Vigilância em Saúde - FVS atualizado em 21/05, o Município de Humaitá esta em 22º Colocado entre os Municípios do Amazonas de acordo com o número de casos de malária apresentados no 1º Quadrimestre de 2012, onde ocorreram 285 casos correspondendo a apenas 1,07% da malária de todo o Estado do Amazonas.
    Estando a frente de Borba (21º no Ranking) com 321 casos, Lábrea (6º no Ranking) com 1.347 casos e Manaus (1º no Ranking) com 3.445 casos neste período.
      Como mostra o gráfico abaixo, no mês de janeiro houve 76 casos. No mês de fevereiro baixou para 53 casos, já no mês de março teve um novo aumento fechando com 70 casos. No mês de Abril Baixou novamente para 63 casos e até o fechamento deste boletim, o mês de Maio registrou apenas 35 casos. A linha preta no gráfico indica uma linha de tendência a partir dos casos registrados em 2012, o que significa que se continuar desta forma, a tendência é a redução dos casos até o final do ano.
       Pode-se perceber também que os picos ocorrem geralmente entre os meses de abril e junho e que neste ano o município vem se mantendo em controle durante todos os meses, o que favoreceu o enfrentamento destes meses em potencial.
       A participação da população também é muito importante, ao iniciar os sintomas procurem um posto de saúde para diagnostico e inicio de tratamento que é gratuito.


     No dia 18 de Maio de 2012, a Prefeitura Municipal de Humaitá, através da Secretaria de Saúde, realizou no Auditório da Universidade Federal do Amazonas - UFAM a Capacitação da Padronização da Gota Espessa e Preenchimento Correto da Malária.
     O foco principal desta capacitação é adequação da coleta de lâmina de todos os profissionais de saúde dentro dos padrões recomendados pela FVS e Ministério da Saúde.
      O público alvo foi os técnicos de Enfermagem do Hospital e UBS, bem como, Agente Comunitários de Saúde - ACS e Enfermeiros. No total participaram da Capacitação um total de 77 profissionais.
       Foi realizada uma palestra sobre a malária e em seguida a pratica do preenchimento do SIVEP e Coleta de Lâmina. Estas orientações foram feitas pelos Agentes de Endemias Odinei e Ezaul que atuam rotineiramente nesta área de trabalho e puderam passar de forma bem pratica a técnica correta.