segunda-feira, 25 de abril de 2011

I Concurso Sobre a Prevenção da Dengue em Humaitá - 2011




       


 PREFEITURA MUNICIPAL DE HUMAITÁ
Secretaria Municipal de Saúde
  Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social
“Preparando para o Futuro” 
  
                     A prefeitura Municipal de Humaitá, neste ato representado pela Secretaria Municipal de Saúde divulga as informações  relacionado às ações do I CONCURSO SOBRE A PREVENÇÃO DA DENGUE EM HUMAITÁ – 2011 com o Tema “Escolas e Comunidades Unidas no Combate a Dengue”, realizado entre os meses de Fevereiro e Abril de 2011 no município de Humaitá.

 1.    DIVULGAÇÃO E INSCRIÇÃO
 
Foi definida uma Comissão Municipal do I CONCURSO SOBRE A PREVENÇÃO DA DENGUE EM HUMAITÁ – 2011. Esta Comissão ficou formada pelo Sr. Jefferson da Silva Gonçalves – Coordenador de Vigilância em Saúde, pela Sra. Maria Madalena S. Marques – Coord. do Núcleo de Educação em Saúde, Talles Angelini da Costa – Gerente do Controle da Dengue e Regina Célia Diogo – Técnica de Enfermagem. Além da Comissão Municipal, os Colaboradores do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES contribuíram para a realização deste evento e supervisão do mesmo.

 Para facilitar a avaliação e o controle do desenvolvimento dos trabalhos, foi estipulado pela Comissão Municipal que a Gestora do Centro de Ensino Betel e os Gestores das Escolas Municipais e Estaduais de Humaitá seriam os supervisores do Concurso dentro das escolas. Partindo deste pressuposto, foi realizado reuniões com estes Gestores como mostra a Imagem 01.

Imagem 01: Reunião com Gestores das Escolas Estaduais – SEDUC.
                   Fonte: Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES.

A Comissão Municipal realizou visitas as Escolas para assessoria e verificação do andamento do concurso. Oportunidade esta para reforçar a importância da participação das escolas no presente concurso.

Até o dia 25 de Março de 2011, os trabalhos desenvolvidos nas escolas foram entregues, juntamente com as fichas de inscrições para o NES e ou recolhidos pela Comissão Municipal para posterior avaliação da Banca.

2.    FORMAÇÃO DA BANCA AVALIADORA

A Comissão Municipal do I CONCURSO SOBRE A PREVENÇÃO DA DENGUE EM HUMAITÁ – 2011 realizou uma reunião para definição da Banca Avaliadora do Concurso.  Esta Banca Avaliadora deve ser formada por profissionais da educação e saúde para apreciação dos trabalhos inscritos em todas as categorias. Por meio de indicação da Secretaria Municipal de Educação, foi convocada através de convite a Sra. Kássia Anita de Freitas Rodrigues para participar desta Banca, juntamente com a Sra. Salete Celestino - Supervisora Pedagógica, indicada pela Secretaria Estadual de Educação. Para fechamento da Banca, a convite da Coordenação de Vigilância em Saúde, o Sr. José Raimundo da Silva – Apoiador Técnico da Dengue – FVS e Elizabeth da Silva Lima – ACS integrante do NES completaram a Banca.

A Avaliação foi realizada nos dias 30 de Março e 04 de Abril de 2011 pelas autoridades acima citado e pela Comissão Municipal como mostra a Foto 02.

 Imagem 02: Avaliação pela Banca dos Trabalhos Inscritos.
                Fonte: Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES.

3.    FORMA DE AVALIAÇÃO

3.1  Após os trabalhos serem entregues ao NES, eles receberam um número de inscrição único para cada categoria e são separados. Usamos como exemplo o trabalho inscrito na categoria Slogan pela aluna Marcilene Santos da Silva da Escola Dom Bosco, indicado na imagem 03.

    Imagem 03: Trabalho inscrito no I Concurso da Dengue de Humaitá.


               Fonte: Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES.

3.2  É feito um cadastro de todos os trabalhos inscritos por categoria como mostra a imagem 04 que apenas a Coordenação do NES tem acesso.

Imagem 04: Cadastro dos Trabalhos do I Concurso da Dengue.

Fonte: Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES.

3.3  A Banca Avaliadora tem acesso apenas a ficha com os critérios de avaliação e o numero de inscrição, nem o nome do aluno, nem o da escola são revelados ao avaliador como mostra a imagem 05.

Imagem 05: Ficha de Avaliação do Slogan.

Fonte: Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES.

3.4  A Após a avaliação dos integrantes da banca, os dados são consolidados e feito a média de cada aluno (Imagem 06) e os alunos com as melhores médias foram os vencedores e premiados como indicado mais a frente.

Imagem 06: Consolidado das avaliações da banca da categoria slogan.

Fonte: Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES.

4.    TRABALHOS DESENVOLVIDOS

Os trabalhos foram divididos em três categorias: Redação, Desenho e Slogan. Foram inscritos 284 trabalhos e ao Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social, divididos em 190 Desenhos, 28 Redações e 66 Slogans.

Imagem 07: Trabalhos inscritos no I Concurso da Dengue de Humaitá.

Fonte: Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES.

Vale ressaltar que para participar de alguma categoria, o aluno precisaria estar devidamente matriculado na escola da seguinte forma:

v  Na categoria Desenho participou os estudantes devidamente matriculados nos cinco anos iniciais do ensino fundamental ou seus correspondentes;
v   Na categoria Slogan participou os estudantes devidamente matriculados nos quatro anos finais do ensino fundamental ou seus correspondentes;
v  Na categoria Redação participou os estudantes devidamente matriculados no ensino médio e educação de jovens e adultos.
 
5.    PREMIAÇÕES

Foram premiados os três primeiros colocados de cada categoria após seus trabalhos terem sido apreciados pela Banca Avaliadora. A Escola com maior número de participantes vencedores também foi premiado.

Para melhor clareza dos resultados, o Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social irá enviar o resultado a todas as escolas participantes do I CONCURSO SOBRE A PREVENÇÃO DA DENGUE EM HUMAITÁ – 2011, para que tenham ciência dos ganhadores.
 
6.    ALUNOS E ESCOLAS VENCEDORAS

A tabela 01 informa os vencedores do I Concurso da Prevenção da Dengue em Humaitá e mostra também as escolas com maior numero de vencedores.

   Tabela 01: Vencedores do I Concurso da Dengue.

Fonte: Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES.

6.1  Vencedores

v  1º Lugar Desenho (Prêmio: 01 Máquina Digital)

v  2º Lugar Desenho (Prêmio: 01 Jogo Ídolos)

v  3º Lugar Desenho (Prêmio: 01 Jogo Adivinhação)

v  1º Lugar Slogan (Prêmio: 01 Celular)

v  2º Lugar Slogan (Prêmio: 01 Jogo Detetive)

v  3º Lugar Slogan (Prêmio: 01 Jogo O Aprendiz)


v  1º Lugar Redação (Prêmio: 01 Bicicleta)

v  2º Lugar Redação (Prêmio: 01 Máquina Digital)

v  3º Lugar Redação (Prêmio: 01 Kit Natura)

4 comentários:

  1. Olha me desculpe + aquele desenho ficou em 1 lugar,pelo amor de Deus eu desenho bem melhooooooor

    ResponderExcluir
  2. Também acho esse desenho ñ tá bom ñ

    ResponderExcluir
  3. aff desenho ridículo

    ResponderExcluir