quinta-feira, 7 de junho de 2012

Edição 05/2012 - Boletim Informativo da Malária



   Segundo o Boletim de Positividade da Fundação de Vigilância em Saúde - FVS atualizado em 21/05, o Município de Humaitá esta em 22º Colocado entre os Municípios do Amazonas de acordo com o número de casos de malária apresentados no 1º Quadrimestre de 2012, onde ocorreram 285 casos correspondendo a apenas 1,07% da malária de todo o Estado do Amazonas.
    Estando a frente de Borba (21º no Ranking) com 321 casos, Lábrea (6º no Ranking) com 1.347 casos e Manaus (1º no Ranking) com 3.445 casos neste período.
      Como mostra o gráfico abaixo, no mês de janeiro houve 76 casos. No mês de fevereiro baixou para 53 casos, já no mês de março teve um novo aumento fechando com 70 casos. No mês de Abril Baixou novamente para 63 casos e até o fechamento deste boletim, o mês de Maio registrou apenas 35 casos. A linha preta no gráfico indica uma linha de tendência a partir dos casos registrados em 2012, o que significa que se continuar desta forma, a tendência é a redução dos casos até o final do ano.
       Pode-se perceber também que os picos ocorrem geralmente entre os meses de abril e junho e que neste ano o município vem se mantendo em controle durante todos os meses, o que favoreceu o enfrentamento destes meses em potencial.
       A participação da população também é muito importante, ao iniciar os sintomas procurem um posto de saúde para diagnostico e inicio de tratamento que é gratuito.


     No dia 18 de Maio de 2012, a Prefeitura Municipal de Humaitá, através da Secretaria de Saúde, realizou no Auditório da Universidade Federal do Amazonas - UFAM a Capacitação da Padronização da Gota Espessa e Preenchimento Correto da Malária.
     O foco principal desta capacitação é adequação da coleta de lâmina de todos os profissionais de saúde dentro dos padrões recomendados pela FVS e Ministério da Saúde.
      O público alvo foi os técnicos de Enfermagem do Hospital e UBS, bem como, Agente Comunitários de Saúde - ACS e Enfermeiros. No total participaram da Capacitação um total de 77 profissionais.
       Foi realizada uma palestra sobre a malária e em seguida a pratica do preenchimento do SIVEP e Coleta de Lâmina. Estas orientações foram feitas pelos Agentes de Endemias Odinei e Ezaul que atuam rotineiramente nesta área de trabalho e puderam passar de forma bem pratica a técnica correta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário