segunda-feira, 25 de junho de 2012

Edição 06/2012 - Boletim Informativo da Malária



      Segundo o Boletim de Positividade da Fundação de Vigilância em Saúde - FVS atualizado em 04/06, o Município de Humaitá está entre os 16 Municípios do Amazonas que alcançaram a meta de redução de malária para o ano de 2012, ou seja, nesta data, havia 319 casos contra 884 no mesmo período de 2011, uma redução de 63,91% superando a meta de 30% proposto pela FVS e de 50% proposto pelo município.
       No gráfico abaixo, pode-se perceber a ocorrência de picos geralmente entre os meses de abril e junho e que neste ano o município vem se mantendo em controle durante todos os meses, o que favoreceu o enfrentamento destes meses em potencial. Apenas no mês de maio, houve redução de 78,36% apresentando 74 casos. Até o fechamento deste boletim o mês de junho teve 48 casos.

     No dia 14 de junho de 2012 houve uma reunião na Coordenação de Vigilância em Saúde de Humaitá para aprimoramento da pactuação entre Secretaria Municipal de Saúde de Humaitá - SEMSA, Fundação de Vigilância em Saúde - FVS e  Representantes do DSEI/PVH.
      Representando a SEMSA estavam: Enfº Jefferson Gonçalves - Coord. de Vigilância em Saúde, Emanuel Barroso e Joceli Rodrigues - Revisores da Malária. Representando a FVS estavam: José Raimundo - Assessor FVS e Ramon Dorta - Assessor Bioamazonas. Representando o DSEI: Soraia Tavares - Assistente Social, Ionêse Rodrigues - DIASI, Ione Santos - Enfª Saúde Indígena e Mª Conceição Silva - Visitadora Sanitária.
     O objetivo da reunião foi definir o Plano de Ação do Controle de Endemias nas Áreas Indígenas sobre jurisdição do DSEI/PVH e definir de forma organizada e integral o papel de cada entidade dentro deste processo, levando em consideração o individuo como um todo a ser assistido.
      Esta Reunião foi um avanço importante para o controle da malaria na área indígena, que deve ser integral e monitorada sempre que possível para tem grande eficácia.

Este trabalho faz parte de um amplo estudo interdisciplinar realizado na bacia do rio Madeira, pelo Instituto Nacional de Pesquisa Translacional em saúde e ambiente na região Amazônica (INPeTAm), abordando toxicologia, saúde, educação e meio ambiente.
Estruturado sobre os alicerces da pesquisa, educação e extensão, o presente estudo busca discutir com as diferentes esferas sociais o tema “A malária nas comunidades ribeirinhas do Município de Humaitá”.
Utilizando o ciclo de indagação como ferramenta, para nortear as ações a serem desenvolvidas em conjunto com as comunidades ribeirinhas e a Secretaria de Saúde do Município.
O objetivo é criar um espaço de diálogo e discussão que possui como eixo temático a Malária nas comunidades ribeirinhas do Município de Humaitá, integrando o poder público, as universidades envolvidas no projeto e as comunidades ribeirinhas.
O período de execução do projeto será de junho de 2012 a abril de 2013, onde diversos profissionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ estarão visitando as comunidades de Humaitá, em especial a localidade do Puruzinho.
Este Projeto espera alcançar a redução dos casos de malária, formar recursos humanos aptos para a multiplicação dos conhecimentos, desenvolver a autonomia comunitária para a tomada de decisões e medidas contra a malária.





Nenhum comentário:

Postar um comentário