segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Edição 10 - Boletim Informativo da Dengue



    A situação epidemiológica da transmissão da dengue em Humaitá não se apresenta de forma regular.
     No ano de 2011, os casos ocorreram predominantemente nos meses de fevereiro e março com mostra o gráfico 1, onde ocorreram 10 e 11 casos respectivamente.
     Já o ano de 2012 não está seguindo esta mesma linha. Os casos vinham se comportaram de forma ascendente até abril e, quando parecia encerrar a transmissão, teve um novo surto epidêmico no mês de julho com 16 casos.
     Em todo o ano de 2011, foram confirmados através de sorologia pelo LACEN, 26 casos de dengue. Até o fechamento deste boletim, foram confirmados em 2012, 44 casos também por sorologia. Isso representa um aumento de 69,23% de 2011 a 2012.
    O mês de outubro teve um caso, o que deixa todos em alerta, já que com a ocorrência do período chuvoso, a infestação do mosquito transmissor tende a aumentar formando um ambiente favorável a novas epidemias em nosso município. Por isso, todos devem se esforçar para combatê-la.

                           Gráfico 01: Casos Confirmados de Dengue.
                          Fonte: Coordenação de Vigilância Epidemiológica, 2012.

        Foi realizado no mês de Outubro, um Levantamento Rápido de Aedes aegypti - LIRAa que verifica as condições de todos os locais da cidade para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Havia muito lixo nas residências que, com o início das chuvas, passarão a servir de depósitos. Porém, 64,3% dos Criadouros encontrados com larvas foram Depósitos a nível do solo como: cisterna, manilhas e cx d’água que serviam de reservatório por algum motivo. Por isso, quando for armazenar água, tampe e vede bem estes reservatórios. Aproveite e inspecione seus quintais a procura de objetos que possam acumular água e elimine-os se possível, porque 28,6% dos criadouros foram lixo. Os outros 7,1% de criadouros do estudo foram frascos de plantas e vasos.
      Quando o índice do LIRAa fica abaixo de 1% o município está com baixo risco de epidemias de dengue. De 1 a 4% médio risco e acima de 4% alto risco. Na tabela ao lado é possível perceber que há vários bairros acima de 1%, mas o município, como todo, está com 0,9% indicando baixo risco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário