sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Edição 10 - Boletim Informativo da Malária


    Ao analisarmos a situação epidemiológica da malária em Humaitá no gráfico abaixo, podemos perceber que o período compreendido entre abril e julho ocorre o pico de transmissão da malária, estando relacionado ao final do período chuvoso e consequente formação de coleções hídricas que servem de criadouros com a vazante dos rios. Já entre julho e setembro, a tendência é a diminuição dos casos, estando relacionado ao verão e calor excessivo que secam grande parte dos criadouros. A partir de outubro, tende a novo aumento em consequência de novo período chuvoso como ocorrido em 2010 e 2011 no gráfico.
      Se compararmos com 2011 veremos que entre os meses de janeiro a novembro de 2011 houve 1.849 casos e neste mesmo período de 2012 houve apenas 627 casos mostrando uma redução de 1.222 casos, ou seja, 66,09% de redução.
     Para se ter uma ideia da redução, apenas no mês de maio de 2008 houve 647 casos. 20 casos a mais que o ano de 2012 até o presente momento.


 
     Entre os dias 05 e 09 de Novembro de 2012, foi realizada a CURSO BÁSICO DE GEORREFERENCIAMENTO EM SAÚDE pela Fundação de Vigilância em Saúde - FVS na Escola Francisca Saavedra - CETAM em Manaus.
       Este curso proporciona aos profissionais de saúde criarem mapas temáticos de diversos temas para facilitar a avaliação e divulgação dos resultados alcançados nas ações e estratégias realizadas no município. A imagem ao lado é um exemplo de mapa temático da infestação do Aedes aegypti no Amazonas em 2011, através do Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti - LIRAa, divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde - FVS, facilitando a compreensão de qualquer individuo que visualize este gráfico.
      Este curso será multiplicado com os profissionais da saúde que atuam no município na tabulação de dados e indicadores de saúde entre os dias 10 e 14 de dezembro das 14 as 18 horas na sala da Coordenação de Vigilância em Saúde - CVS.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário