domingo, 11 de setembro de 2011

Edição 10 - Boletim Informativo da Malária

Coordenação de Vigilância em Saúde - Quinta Feira, 08 de Setembro de 2011 
     Gerência do Controle da Malária                           Edição 10

     O Município de Humaitá criou um projeto de implantação de laboratórios na zona rural.  Neste projeto há a participação em conjunto da Comunidade, FVS através da Bioamazonas e Prefeitura Municipal de Humaitá através da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação de Vigilância em Saúde.
      A Bioamazonas fornece o combustível para a retirada da madeira pela comunidade. Esta por sua vez, retira toda a madeira necessária para a construção do laboratório (imagem abaixo), incluindo janelas e portas, alem de entrar com a Mao de Obra para sua a construção. Já a Secretaria de Saúde entra com o restante do material, como: telha, fechadura, tomadas, pregos, lâmpadas, pia, cx d’água, cano, fio, entre outros.
      Este laboratório já foi implantado em algumas localidades e agora esta sendo implantado em localidades prioritárias devido a situação epidemiológica e que estava no planejamento.
        No momento estão sendo construídos 03 laboratórios:
· Comunidade Cristolândia na BR 319—KM 55 Sentido HMT/PVH (Imagem acima). Parte do material já havia sido fornecido e a comunidade iniciou a construção, restando alguns detalhes.
· Comunidade Maicizinho na BR 230—KM 45 Sentido HMT/APUÍ. O material foi todo fornecido e aguarda construção.
· Comunidade P.A.E Maria Auxiliadora—Ipixuna na BR 230—KM 40 Sentido HMT/LABREA. Todo o material necessário e Mao de Obra foi cedido pela Prefeitura de Humaitá. Foi enviado um documento de Oficialização e documentação do local da implantação para o INCRA.
      No ano de 2011 houve um aumento de número de casos de malária mês a mês, desde janeiro até o mês de maio, quando houve um alto pico apresentando 342 casos como mostra o gráfico abaixo. 
       Devido a um conjunto de ações realizadas em parceria com a FVS, BIOAMAZONAS e SEMSA, a malária apresentou uma queda drástica nos últimos dois meses apresentando redução de 52,1% quando comparado os meses de junho e julho. E apresentou no mês de agosto apenas 94 casos, indicando plena queda dos índices.
       Algumas localidades ainda são consideradas prioritárias devido a grande incidência de casos, como a comunidade de Realidade BR 319 - KM 100 Sentido Humaitá/Manaus e Lago do Uruapiara no Rio Madeira. Ambas comunidades são visitadas rotineiramente pelos agentes de endemias da Coordenação de Vigilância em Saúde e esta sendo intensificada a integração com a Atenção Básica para melhorar a vigilância nestes locais.
Prefeito do Município de Humaitá
José Cidenei Lobo do Nascimento
Secretária Municipal de Saúde
Sara dos Santos Riça
Coordenador de Vigilância em Saúde
Enfº Jefferson da Silva Gonçalves
Gerente do Controle da Malária
Aluisio Ferreira Rosas
Assessores Técnicos
José Raimundo (FVS) / Elton Chaves (Fundo Global)


Nenhum comentário:

Postar um comentário