terça-feira, 30 de agosto de 2011

Edição 26 - Boletim Epidemiológico da Dengue


1.     Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti – LIRAa

Este estudo levanta a quantidade de imóveis que apresentam larvas do mosquito transmissor da dengue. O Ministério da Saúde preconiza um Índice do LIRAa igual ou menor que 1%, o que indica a cada 100 imóveis pesquisados, apenas 01 apresentou larva.
Em Outubro de 2010 foi realizado um LIRAa em Humaitá tendo um resultado muito alto, como mostra a tabela 01, onde o Índice Geral de outubro (4,9%) foi quase 5x maior que o preconizado. Frente a isto, várias ações foram intensificadas e ações de emergência foram executadas para minimizar esta situação.

Em fevereiro foi realizado o 1º LIRAa de 2001 e já mostraram avanços significativos com a redução para 1,2% o índice, porém, ainda estava acima do esperado (Tabela 01).

Tabela 01: Índice dos 4 últimos LIRAa
FONTE: COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Já o índice de Maio foi de 1,1% e está bem próximo da meta e os bairros do Estrato 2 e 4 alcançaram a meta de redução.

O 3º LIRAa de 2011, realizado em agosto, consolidou a eficácia das ações do controle da dengue e alcançou o índice preconizado atingindo 0,6%.

Tabela 02: Bairros por Estratos.
Fonte: Coordenação de Vigilância em Saúde.

Vale à pena lembrar que atingindo mais de 4% o município fica em Alto Risco de Transmissão de dengue. Entre 1% e 4% em Médio Risco e estamos agora em Baixo Risco com menos de 1%.

Mesmo com Índice Geral de 0,6 em agosto, os bairros do Estrato 3 (Tabela 02) apresentaram índice de 1,2% trazendo preocupação para estes bairros.

Vigilância mesmo no Verão

Além das ações realizadas, o período quente também esta favorecendo a diminuição da quantidade de mosquito da dengue. Por isso, tome a seguintes cuidados:

        Devido a falta de água ou ao calor excessivo, as pessoas tendem a armazenar água em tonéis, barris, cisternas e estes servem de criadouros para o mosquito da dengue durante o verão. 
Em frente o resultado do LIRAa, as ações estão sendo concentradas na orientação da armazenagem de água, para que não ocorra a incidência de locais para armazenagem de água principalmente nos bairros de Santo Antônio, Centro, São José e Novo Centenário que apresentaram índice acima de 1% indicando que há uma grande circulação de Aedes aegypti.

Faça a sua parte também não deixando água acumulada em locais desprotegidos, verifique a cada 15 dias a caixa d’água e lave-a com frequência. Não deixe lixo ou materiais que possam acumular água no quintal. A DENGUE MATA. PREVINA-SE.

Prefeito do Município de Humaitá
José Cidenei Lobo do Nascimento

Secretária Municipal de Saúde
Sara dos Santos Riça

Coordenador de Vigilância em Saúde
Enfº Jefferson da Silva Gonçalves

Coordenadora da Atenção Básica
Enfª Laura Patrícia dos Santos

Gerente do Controle da Dengue
Talles Angelini da Costa

Equipe do Setor de Epidemiologia do Município
Enfª Letícia C. Barcellos – Coordenadora
Áquila, Mariazinha e Dênison

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Edição 25 - Boletim Epidemiológico da Dengue

 IV Concurso Sobre Dengue no Amazonas
A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) conjuntamente com a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (SEDUC) lançam o IV Concurso sobre prevenção da dengue nas escolas do estado do Amazonas com o tema “Escola em Ação contra a Dengue”, cuja premiação será realizada no mês de novembro na(s) sede(s) do(s) município(s) premiado(s).
O Concurso tem como objetivo envolver as escolas, as secretarias municipais de saúde e de educação e a comunidade no processo de controle e prevenção da dengue.

O Concurso será organizado em quatro categorias:
1.       Desenho: alunos matriculados nos cinco anos iniciais do ensino fundamental;
2.       Slogan: alunos matriculados nos quatro anos finais do ensino fundamental;
3.       Redação: alunos matriculados no ensino médio;
4.       Experiência Pedagógica: pedagogos, professores e gestores das escolas básicas.

As inscrições serão realizadas nas próprias escolas até o dia 12/09. Para maiores informações e acesso ao regulamento e ficha de inscrição do concurso procurem o gestor de sua escola e também a Coordenação de Vigilância em Saúde no Centro de Saúde II, situado a Av. Transamazônica, 1010, São Domingo Sávio (Cel: 8114-5537/8100-7782).
O resultado será divulgado neste boletim e em outros veículos de comunicação no dia 14/10/2011.

Outras Participações neste Concurso
Imagem 01: Banca Avaliadora do III Concurso.
Fonte: Coordenação de Vigilância em Saúde.
Em 2010 tivemos a participação no III
Concurso Sobre a Prevenção da Dengue no Amazonas, com o tema: “Escolas e Comunidades Unidas Contra a Dengue”.
A participação do Municipio foi descreta devido a falta de experiência e pouca adesão das escolas e professores. Não houve nenhum vencedor local.
Foram inscritos um total de 63 trabalhos divididos da seguinte forma: 40 desenhos; 14 redações e 09 Slogan.

I Concurso da Dengue em Humaitá
O municipio de Humaitá foi Pioneiro em realizar um Concurso similar ao do estado à nivel municipal. Denominado I Concurso sobre a Prevenção da Dengue em Humaitá - 2011, com o tema: “ Escolas e Comunidades Unidas no Combate a Dengue”, este concurso excluiu apenas a categoria Experiência Pedagógica.
Imagem 02: Trabalhos inscritos no I Concurso.
Fonte: Coordenação de Vigilância em Saúde.
Como resultado deste certame, tivemos um número muito mais expressivo de trabalhos inscritos: 248 trabalhos no total, são 185 trabalhos a mais que no III Concurso de 2010. Os trabalhos foram dividos da seguinte forma: 190 Desenhos; 28 Redações e 66 Slogan.
Prefeito do Município de Humaitá
José Cidenei Lobo do Nascimento
Secretária Municipal de Saúde
Sara dos Santos Riça
Coordenador de Vigilância em Saúde
Enfº Jefferson da Silva Gonçalves
Coordenadora da Atenção Básica
Enfª Laura Patrícia dos Santos
Gerente do Controle da Dengue
Talles Angelini da Costa
Equipe do Setor de Epidemiologia do Município
Enfª Letícia C. Barcellos – Coordenadora
Áquila, Mariazinha e Dênison