segunda-feira, 23 de maio de 2011

Informativo da Malária Humaitá - Edição 03


Coordenação de Vigilância em Saúde - Segunda Feira, 23 de maio de 2011 
     Gerência do Controle da Malária                           Edição 03

        A Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação de Vigilância em Saúde, enviou juntamente com a Gerência do Combate a Malária uma segunda equipe de Agentes de Endemias para intensificar as ações de combate à malária nas comunidades do rio madeira no dia 19/05/2011 . A nova equipe atuará no trecho  entre as comunidades de Muanense e Barreira do Tambaqui visitando todas as comunidades, cobrindo assim, toda a área do rio madeira no município de Humaitá dando prosseguimento aos trabalhos da primeira equipe que já está atuando no trecho entre Muanense e Auxiliadora do Madeira. As ações incluem coleta de laminas, diagnóstico rápido, tratamento e aplicação de termonebulização (fumacê).
         Toda a logística dessa operação está sendo financiada com recursos da Secretaria Municipal de Saúde, inclusive, o aluguel de um barco para o transporte da equipe.

  
         No dia 19/05, a equipe do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social—NES, realizou palestras com aproximadamente 216 alunos da escola Dom Bosco, no bairro São Domingos Sávio onde o tema principal foi a malária. A Coordenação de Vigilância em Saúde pretende no decorrer do ano de 2011, estender essas reuniões para todas as escolas da zona urbana e principais comunidades da área rural.


          Com a grande quantidade de chuvas para essa época do ano e a falta de conservação da BR 319—HUM/MAO, as ações de combate à malária nas comunidades de Santo Antônio e Realidade estão comprometidas. Há mais de uma semana que as equipes de endemias não conseguem dar prosseguimento nas ações de controle vetorial, por falta de acesso a essas localidades.
 Prefeito do Município de Humaitá
José Cidenei Lobo do Nascimento
Secretária Municipal de Saúde
Sara dos Santos Riça
Coordenador de Vigilância em Saúde
Enfº Jefferson da Silva Gonçalves
Gerente do Controle da Malária
Aluisio Ferreira Rosas


Nenhum comentário:

Postar um comentário