quarta-feira, 18 de maio de 2011

Boletim Epidemiológico da Dengue - Edição 13

 
1.     Comitê Interinstitucional da Dengue
No início do ano foi Criado o Comitê Interinstitucional da Dengue, onde foram eleitos representantes de todos os segmentos de Humaitá para se reunirem e nortearem às ações de combate a dengue no município.

Estas reuniões são presididas pela Secretária de Saúde – Enfª Sara Riça e Representantes da Coordenação de Vigilância em Saúde. Tem periodicidade quinzenal e apontam problemas e soluções para a resolução desta doença.

Imagem 01: Reunião do Comitê da Dengue.
FONTE: COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Nas reuniões são abordados a situação epidemiológica da dengue no município e as ações que cada instituição tem desenvolvido, somando assim, com as ações da Secretaria de Saúde.

2.     Notificações dos Casos Suspeitos
Até o dia 14/05 foram notificados um total de 586 casos de dengue. Destes, 24 foram confirmados sorologicamente, 500 foram descartados pelas sorologias ou pela busca ativa e 62 aguardam o resultado para serem encerrados.

Gráfico 01: Suspeitas por Semana Epidemiológica.
FONTE: SINAN 

O Gráfico 01 indica que continua a diminuir o número de casos suspeitos desde a semana 15 onde teve 43 casos. Na última semana (19) houve apenas 21 casos suspeitos.

Mesmo com a diminuição das notificações (suspeitas), o Bairro de São Cristóvão continuam a ser o maior notificador e apresentou 04 casos suspeitos na semana 19 (Tabela 01).

Tabela 01: Casos de Dengue por Localidades.
FONTE: SINAN 

3.     Sorologias enviadas ao LACEN
Foram enviadas 147 amostras de sorologia para serem pesquisadas pelo LACEN. Destas, 95 obtivemos resposta e 24 foram positivas.  As outras 52 amostras aguardam o resultado. O preconizado pelo LACEN é que 10% das notificações devem ser coletadas amostras para sorologia e estamos enviando pouco mais de 25% devido aos primeiros casos confirmados.

Estes 24 casos confirmados ainda representam uma redução de 96,8 % em relação a 2010 que teve 748 casos de dengue e redução de 93,5% comparado a 2009, que teve 372 casos.

Prefeito do Município de Humaitá
José Cidenei Lobo do Nascimento

Secretária Municipal de Saúde
Sara dos Santos Riça

Coordenador de Vigilância em Saúde
Enfº Jefferson da Silva Gonçalves

Gerente do Controle da Dengue
Talles Angelini da Costa

Equipe do Setor de Epidemiologia do Município
Enfª Letícia C. Barcellos – Coordenadora

Áquila Oliveira e Mariazinha Umbelino


Nenhum comentário:

Postar um comentário