terça-feira, 10 de maio de 2011

Informativo da Malária Humaitá - Edição 01

Coordenação de Vigilância em Saúde - Segunda Feira, 09 de maio de 2011 
     Gerência do Controle da Malária              Volume 01, Edição 01 

           Duas equipes compostas por 11 agentes de endemias darão inicio nessa quarta feira ao 2º ciclo de borrifação intradomiciliar na área rural do município, estão programadas para esse ciclo a borrifação de 750 casas na área terrestre e 640 na área fluvial num total de 1390. A equipe fluvial contará também com um laboratório volante que estará realizando os trabalhos de BA, diagnostico e tratamento nas comunidades onde foram detectados casos de malária nesse primeiro trimestre.

      Depois que foi detectado no inicio do ano um grande surto de malária no lago do acará, uma equipe composta por quatro agentes de endemias e um microscopista foi deslocada para o local, realizando diversas ações de combate à malária em toda a população e residências, as principais ações realizadas foram: Coleta de laminas, diagnóstico, tratamento, aplicação de fumacê e UBV. A equipe permaneceu no local por um período de quinze dias, e os resultados de tais medidas já começam a aparecer com uma redução significativa no numero de casos de malária naquela localidade.

        O primeiro quadrimestre do ano de 2011 fechou com 527 casos de malária, enquanto que no mesmo período de 2010, esse numero foi de 300 casos, configurando assim um, incremento de 75,6% no numero de casos.

        A Secretaria de Infra Estrutura enviou uma equipe para realizar limpeza da Vila de Santo Antônio mais conhecida como Realidade situada na BR 319 km 100 sentido Manaus. Por se tratar de uma área de risco de transmissão de malária, uma equipe das endemias esteve no local junto com equipe de limpeza para realizar ação de controle vetorial.


  Prefeito do Município de Humaitá
José Cidenei Lobo do Nascimento

Secretária Municipal de Saúde
Sara dos Santos Riça

Coordenador de Vigilância em Saúde
Enfº Jefferson da Silva Gonçalves

Gerente do Controle da Malária
Aluisio Ferreira Rosas




Nenhum comentário:

Postar um comentário