quarta-feira, 11 de maio de 2011

Zoonoses - Boletim Informativo 1ª Edição


           Nos anos de 2009 e 2010 foi capturado e sacrificado 1015 cães distribuídos no gráfico abaixo por mês. É imprescindível a captura e envio do cérebro destes animais ao Laboratório Central de Saúde Pública - LACEN em Manaus para analise e busca do Vírus da Raiva. 
              A prevenção da Raiva se dá através da captura dos animais e da vacinação.

               Gráfico 01:  Quantidade de Animais Capturados e Sacrificados
      
           Há uma crescente agressão por morcegos hematófagos em bovinos, caprinos, suínos e eventualmente em seres humanos. Realizando a captura, também evita-se os acidentes por agressão canina e acidente automobilísticos por animais vadios.

O município de Humaitá é cortado por duas rodovias federais, BR´s 319 e 230, que são vias de acesso ao município, notadamente a BR 319, que liga diretamente Humaitá ao Estado de Rondônia, e, deste, ao Estado do Acre, ambos também na mesma situação. Daí a necessidade de medidas de Prevenção As Tabelas 01 e 02 indicam a quantidades de animais vacinados em Humaitá.
                         Tabela 01: Vacinação Cães e Gatos em 2009

                        Tabela 02:  Vacinação Cães e Gatos em 2010

      Nos anos de 1998 e 1999, o Município de Humaitá teve dois óbitos, decorrente do Vírus da Raiva, e a partir de exames em cérebros caninos, vários deles foram positivos. Desde então não se tem medido esforços para manter o controle da doença.

 Prefeito do Município de Humaitá
José Cidenei Lobo do Nascimento

Secretária Municipal de Saúde
Sara dos Santos Riça

Coordenador de Vigilância em Saúde
Enfº Jefferson da Silva Gonçalves

Gerente do Controle de Zoonoses
Manoel Renato da Silva Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário