sexta-feira, 27 de maio de 2011

Edição 14 - Boletim Epidemiológico da Dengue


 
1.     Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti - LIRAa
Em Outubro de 2010 foi realizado um LIRAa em Humaitá tendo um resultado muito alto. Frente a isto, várias ações foram intensificadas e ações de emergência foram executadas. E entre os dias 17 e 25/05 foi realizado um novo LIRAa, podendo assim verificar a eficácia destas ações (Tabela 01). 
Tabela 01: Índice LIRAa Out/2010 e Mai/2011
FONTE: COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

O Ministério da Saúde preconiza um Índice do LIRAa menos que 1% e como mostra a tabela 01, o Índice Geral de outubro (4,9%) foi quase 5x maior que o preconizado. Já o de Maio (1,1%), está bem próximo da meta e os bairros do Estrato 2 e 4 alcançaram a meta.

Tabela 02: Depósitos predominantes do LIRAa
FONTE: COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Na Tabela 02 é possível reconhecer os locais mais utilizados pelos mosquitos para se multiplicarem. Em Outubro foi em lixo e agora em maio foi cx d’água a nível de solo.

2.     Notificações dos Casos Suspeitos
Gráfico 01: Suspeitas por Semana Epidemiológica.
FONTE: SINAN 
Até o dia 21/05 foram notificados um total de 601 casos de dengue. Destes, 24 foram confirmados sorologicamente, 523 foram descartados pelas sorologias ou pela busca ativa e 54 aguardam o resultado para serem encerrados.

O Gráfico 01 indica que houve apenas 11 casos suspeitos na semana 20 confirmando a real diminuição de casos de dengue em Humaitá devido aos trabalhos realizados e a redução das chuvas.

Tabela 03: Casos de Dengue por Localidades.
FONTE: SINAN 

Vários Bairros não apresentaram notificações (suspeitas), como mostra a tabela 03. Mesmo tendo apenas 24 casos confirmados, a vigilância e as medidas preventivas ainda devem ser adotadas. Não armazene água neste período em que não há chuvas, pois são estes os lugares que o mosquito da dengue procura para reproduzir.

Se tiver que armazená-la, tampe bem a cx d’água e lave sempre que possível para eliminar ovos do mosquito que fica na borda da caixa.

Prefeito do Município de Humaitá
José Cidenei Lobo do Nascimento

Secretária Municipal de Saúde
Sara dos Santos Riça

Coordenador de Vigilância em Saúde
Enfº Jefferson da Silva Gonçalves

Coordenadora da Atenção Básica
Enfª Laura Patrícia dos Santos

Gerente do Controle da Dengue
Talles Angelini da Costa

Equipe do Setor de Epidemiologia do Município
Enfª Letícia C. Barcellos – Coordenadora
Áquila, Mariazinha e Dênison

Nenhum comentário:

Postar um comentário