terça-feira, 31 de maio de 2011

Edição 15 - Boletim Epidemiológico da Dengue



 

Saúde Integral do Adolescente - CRAS
No dia 27/05 ocorreu no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS o 1º Mutirão da Saúde do Adolescente, e a convite do Coordenador do CRAS – Ronald Nogueira Siqueira, a Equipe da Coordenação de Vigilância em Saúde realizou atividades de exposição de larvas e mosquito da dengue, exposição de criadouros de tamanho real, além de orientações sobre dengue, malária, caramujo africano e outros. Foi possível mostrar aos visitantes o plasmódio causador da malária vivax e falciparum através do microscópico.

Imagem 01: ACE Fazendo Orientações Gerais
FONTE: COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE


2ª Oficina Alinhamento Conceitual
Nesta Oficina, a Coordenação de Vigilância em Saúde apresentou as Ações da Atenção Básica no Combate a Dengue em Humaitá, consolidando assim a integração entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde. Dentre as ações realizadas pela Atenção Básica estão: Palestra nas UBS, Palestra nas Escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino, Educação em Saúde nas Visitas domiciliares, Encaminhamento de pacientes sintomáticos as Unidades, Coleta de Larvas, entre outros.
Imagem 02: Dados e Ações da Atenção Básica
FONTE: COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Notificações de Casos Suspeitos
O Gráfico 01 indica que houve 19 casos suspeitos na semana 21, mostrando que as ações de prevenção não podem ser abandonas e que se não houver cuidado com a prevenção os casos podem voltar a subir, mesmo com a redução das chuvas.

Gráfico 01: Suspeitas por Semana Epidemiológica.
FONTE: SINAN 

 Vários Bairros não apresentaram notificações (suspeitas), como mostra a tabela 01. Porém, São Cristóvão continua sendo o maior notificador com 04 casos na semana 21. E até o momento o município confirmou 24 casos através de sorologia realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública - LACEN.

Tabela 01: Casos de Dengue por Localidades.
FONTE: SINAN 

Evite armazenar água. Se tiver que armazená-la, tampe bem a cx d’água e lave sempre que possível para eliminar ovos do mosquito que fica na borda da caixa.

Prefeito do Município de Humaitá
José Cidenei Lobo do Nascimento

Secretária Municipal de Saúde
Sara dos Santos Riça

Coordenador de Vigilância em Saúde
Enfº Jefferson da Silva Gonçalves

Coordenadora da Atenção Básica
Enfª Laura Patrícia dos Santos

Gerente do Controle da Dengue
Talles Angelini da Costa

Equipe do Setor de Epidemiologia do Município
Enfª Letícia C. Barcellos – Coordenadora
Áquila, Mariazinha e Dênison

Nenhum comentário:

Postar um comentário