sábado, 21 de janeiro de 2012

Edição 01/2012 - Boletim Informativo da Dengue


O Município de Humaitá vem desenvolvendo várias ações para reduzir ainda mais o número de casos de dengue.
      Entre os dias 12 e 29 de dezembro de 2011, ocorreu o projeto “PREFEITURA EM AÇÃO”, com objetivo de recolher de toda cidade, matérias que podem ser reciclados e com isso evitar que diversos tipos de doenças se proliferam, principalmente a DENGUE, na oportunidade foram distribuídos diversos brindes e cestas natalinas.
      A Ação foi desenvolvida pelas Secretarias: Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo – SEMATUR, Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, Secretaria Municipal de Ação Social – SEMAS, com o apoio da Companhia Humaitaense de Água e Saneamento Básico – COHASB, em Parceria com a Sucatinha do Gordo.
 Ao todo foram retirados 7.299 kg de lixo (garrafas pet, latas, plástico, pneus, metal, vidro, entre outros) dos 13 bairros do município, contribuindo para a redução de criadouros e conseqüentemente com a ocorrência de dengue.
     A equipe do Programa de Controle da Dengue também realiza mutirão nos bairros, como o objetivo de inspecionar 100% dos imóveis, identificar criadouros, realizar tratamento focal, orientar os moradores e divulgar a respeito da doença e seu transmissor em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde.
     Já foram visitados 03 bairros totalizando 2.809 imóveis, destes, 2.471 foram inspecionados, onde houve a predominância de Cx d’água a nível de solo, cisternas, cacimbas (A2), como mostra a tabela abaixo.

Tabela 01: Resultado parcial do Mutirão da dengue.
 Fonte: Coordenação de Vigilância em Saúde
       Para denúncias ou informações sobre a dengue, ligue para o Disk-Dengue: 3373-3869 ou 8100-7782. Contribua para o controle da doença em Humaitá, denunciando infratores e mantendo limpos seus quintais.
 Este é o segundo Ano do Boletim Informativo da Dengue. No Ano de 2011 Foram desenvolvidos 29 boletins e divulgados tanto a nível local, como a nível estadual e nacional através do Blog da Coordenação de Vigilância em Saúde, e-mail e fixação em locais de movimentação pública. O objetivo é divulgar as ações realizadas pelas equipes de endemias de Humaitá e informar a população sobre os riscos e meios de prevenir a dengue em nosso cenário local.
      Convidamos a todos para visualizarem e acompanhar as informações no Blog da Coordenação de Vigilância em Saúde de Humaitá, acessando o Site: http://vigilanciaemsaudehumaita.blogspot.com, podendo realizar denúncias e sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário