terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Edição 02/2012 - Boletim Informativo da Dengue



        No ano de 2011, o Município de Humaitá apresentou 738 casos suspeitos (notificados) de dengue e 26 casos confirmados, como mostra o gráfico abaixo.
      Percebe-se que há um grande aumento de casos notificados nos meses de janeiro a abril devido ao aumento de incidência de chuvas em nossa região e, conseqüentemente,  aumento de criadouros do Aedes aegypti. Vale ressaltar que apenas nos meses de fevereiro e março, ocorreram 80,77% de todos os casos positivos do ano, ou seja 21 casos.
       Estes dados mostram que a população e a sociedade em geral deve intensificar as ações de controle da dengue principalmente entre os meses de novembro a abril, evitando assim o grande número de casos de dengue como ocorrido nos anos de 2009 e 2010, onde ocorreu 372 e 748 casos confirmados respectivamente.

        Este estudo levanta a quantidade de imóveis que apresentam larvas do mosquito transmissor da dengue. O Ministério da Saúde preconiza um Índice do LIRAa igual ou menor que 1%, o que indica a cada 100 imóveis pesquisados, apenas 01 apresentou larva.
       Em Janeiro de 2012 foi realizado um LIRAa em Humaitá tendo um resultado muito alto, como mostra a tabela abaixo, onde o Índice Geral foi (3,0%) foi 3x maior que o preconizado.
        O Estrato 1 apresentou maior índice com 4,5% e estes bairros então apresentam maior risco de surgimento de epidemia de dengue caso haja a circulação do vírus nestes bairros. O único Estrato que ficou em Baixo risco foi o 3, com 0,9%, ficando deste modo com pouca chance de ocorrer epidemia.
        Os depósitos que serviam como criadouro mais encontrado foram o A2 (Caixa d’água no solo) e D2 (Lixo). Por isso, tampem bem as caixas d’água e retire dos quintais todo lixo ou recipiente que possa acumular água.

        No dia 10 de Fevereiro, foi realizado o Dia “D” de Combate a Dengue e ao Caramujo Africano. Pela Manha e Pela tarde os profissionais de saúde ficaram em 06 pontos distintos da cidade realizando orientação, distribuição de materiais informativos, fixando cartazes nos comércios, distribuindo luvas de procedimento e expondo as larvas do Aedes aegypti. O objetivo é conscientizar a população sobre as medidas de prevenção a serem adotadas e incentivar a realizá-las.
      Foram distribuídos mais de 6.000 folders da dengue e do caramujo africano e fixado mais de 300 cartazes nos pontos de grande movimentação. Contamos com a participação da sociedade no combate a estas doenças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário