quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Edição 02/2012 - Boletim Informativo da Malária


No dia 07 de Fevereiro de 2012 a Prefeitura Municipal de Humaitá, através da Secretaria de Saúde, realizado no auditório da UFAM o lançamento da Campanha MOBILIZAÇÃO CONTRA A MALÁRIA, onde o foco principal é a Implantação de Mosquiteiros Impregnados de Longa Duração - MILD nas áreas vulneráveis do Interior do Município.
      Dentro desta Mobilização Serão utilizados vários materiais como: jornais, folders, cartazes, leques, jingles, vídeos, adesivos, entre outros materiais para melhor compreensão e adesão da população a campanha.
        Estavam presentes diversas autoridades para tomar conhecimento da campanha e poder entender a metodologia da Mobilização (Imagem Acima). No momento o Município recebeu 5.100 mosquiteiros dos tipos casal, Solteiro e Rede. Mais 7.100 chegaram em breve para implantação.
     No dia 03 de Fevereiro foi realizado uma capacitação para os profissionais que irão implantar tais mosquiteiros na Coord. de Vigilância em Saúde (Imagem Ao Lado).
      A Estratégia é instalar casa a casa os mosquiteiros e deixar instalado em todas as casas das localidades contempladas. Duas equipes começaram a implantação no dia 08 de fevereiro em algumas localidades da BR 319 e BR 230. No mês de Março, algumas localidades ribeirinhas serão beneficiadas com esta ferramenta de controle vetorial.
       Vale ressaltar que os mosquiteiros foram adquiridos pelo Ministério da Saúde através do Fundo Global e será implantado em ação conjunto com Governo Estadual e Prefeitura Municipal de Humaitá.

     O Município teve uma redução de 33,3% do número de casos em janeiro em relação ao  mês de janeiro de  2011. Porém a malária falciparum teve um pequeno acréscimo  em relação ao mesmo mês de 2011.
      Como mostra o gráfico abaixo, a malaria está em situação de equilíbrio sem  alteração significativa. Em janeiro de 2011 foram registradas 98 casos de malária Vivax, 7 casos de malária Falciparum e nenhum caso de Malária Mista (F+V). Já em Janeiro de 2012 foram registrados 62 casos de Malária Vivax, 8 casos de Malária Falciparum e nenhum casos de Malária Mista (F+V).
      Vale ressaltar que entre as localidades que apresentaram casos de malaria, P.A.E. Maria Auxiliadora (Ipixuna) na BR 230 Km 40 HMT/LÁBREA foi a que apresentou 38,57% dos casos de janeiro com 27 casos. Várias ações foram realizadas para controlar este quadro, como: Termonebulização (Fumacê), Borrifação Intradomiciliar, Inquérito Hemoscópico (coleta de 100% de laminas dos moradores), diagnostico e tratamento. Hoje a situação esta controlada nesta localidade.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário