Dentro desta Mobilização Serão utilizados vários materiais como: jornais, folders, cartazes, leques, jingles, vídeos, adesivos, entre outros materiais para melhor compreensão e adesão da população a campanha.
Estavam presentes diversas autoridades para tomar conhecimento da campanha e poder entender a metodologia da Mobilização (Imagem Acima). No momento o Município recebeu 5.100 mosquiteiros dos tipos casal, Solteiro e Rede. Mais 7.100 chegaram em breve para implantação.

A Estratégia é instalar casa a casa os mosquiteiros e deixar instalado em todas as casas das localidades contempladas. Duas equipes começaram a implantação no dia 08 de fevereiro em algumas localidades da BR 319 e BR 230. No mês de Março, algumas localidades ribeirinhas serão beneficiadas com esta ferramenta de controle vetorial.
Vale ressaltar que os mosquiteiros foram adquiridos pelo Ministério da Saúde através do Fundo Global e será implantado em ação conjunto com Governo Estadual e Prefeitura Municipal de Humaitá.

Como mostra o gráfico abaixo, a malaria está em situação de equilíbrio sem alteração significativa. Em janeiro de 2011 foram registradas 98 casos de malária Vivax, 7 casos de malária Falciparum e nenhum caso de Malária Mista (F+V). Já em Janeiro de 2012 foram registrados 62 casos de Malária Vivax, 8 casos de Malária Falciparum e nenhum casos de Malária Mista (F+V).
Vale ressaltar que entre as localidades que apresentaram casos de malaria, P.A.E. Maria Auxiliadora (Ipixuna) na BR 230 Km 40 HMT/LÁBREA foi a que apresentou 38,57% dos casos de janeiro com 27 casos. Várias ações foram realizadas para controlar este quadro, como: Termonebulização (Fumacê), Borrifação Intradomiciliar, Inquérito Hemoscópico (coleta de 100% de laminas dos moradores), diagnostico e tratamento. Hoje a situação esta controlada nesta localidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário