terça-feira, 27 de março de 2012

Edição 03/2012 - Boletim Informativo da Dengue



      No mês de Janeiro de 2012, o Município de Humaitá realizou o Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti - LIRAa, onde se apresentou bem acima do padrão estipulado pelo Ministério da Saúde que é de 1,0%. Acima de 1,0% o município apresenta médio ou alto risco de ter uma epidemia de dengue. Como mostra a tabela abaixo, os bairros de São Domingo Sávio e Divino Pranto apresentaram maior índice, 4,5%, deixando estes bairros mais vulneráveis ao surgimento de epidemia.
      A tabela em questão representa uma relação dos casos suspeitos de dengue no mês de janeiro, fevereiro e março de 2012 com o resultado do LIRAa de janeiro por bairros. Pode-se perceber que mesmo apresentando um índice não muito alto de 2,1 no LIRAa, os bairros de São Francisco e Olaria apresentaram 8 casos suspeitos em janeiro e já em março este número aumentou para 10 casos. Mostrando que deve-se ter uma preocupação nesta área em especial.
       Outros bairros que merecem atenção são os bairros de Divino Pranto e São Domingo Sávio que mesmo não tendo muitos casos suspeitos, apenas 3 em janeiro e 5 em março, apresenta altíssimo índice no LIRAa de janeiro, 4,5%, ou seja, mais de 4X acima do estipulado pelo Ministério da Saúde.
      Os depósitos que serviam como criadouro mais encontrado foram o A2 (Caixa d’água no solo) e D2 (Lixo). Por isso, tampem bem as caixas d’água e retire dos quintais todo lixo ou recipiente que possa acumular água. Procurem atendimento assim que surgirem os sintomas.

         No dia 02 de Março, foi realizado a 2ª Reunião de Avaliação da Dengue e Malária. O objetivo desta reunião é avaliar as ações realizadas no mês de Fevereiro no Combate e Controle da Dengue e Malária, bem como, fazer uma analise critica dos casos ocorridos no referido mês. Estavam presentes Assessores FVS e Bioamazonas, Agentes de Endemias do Programa da Dengue e Malária, Representando da Saúde Indígena e Coordenação de Vigilância em Saúde. Foi feita uma análise do Plano de Intensificação das Ações da Dengue de Humaitá e quais ações poderiam ser implementadas no controle da doença. Algumas ações pontuadas no plano precisavam ser realizadas, como a inclusão de pontos de grande movimentação (mercados, bancos, feiras) como ponto estratégicos para serem visitados mais frequentemente e com a reunião esta ação passou a ser realizada, mostrando a importância de realizar avaliações das ações exercidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário