terça-feira, 17 de abril de 2012

Edição 04/2012 - Boletim Informativo da Dengue



      No mês de Janeiro de 2012, o Município de Humaitá realizou o Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti - LIRAa, onde se apresentou bem acima do padrão estipulado pelo Ministério da Saúde que é de 1,0%. Acima de 1,0% o município apresenta médio ou alto risco de ter uma epidemia de dengue.
     Como mostra a tabela ao lado, os bairros de São Domingo Sávio e Divino Pranto apresentaram maior índice, 4,5% em janeiro, deixando estes bairros mais vulneráveis ao surgimento de epidemia. Outros bairros que apresentaram altos índices, foram o Centro, Novo Centenário e Santo Antônio, que fazem parte do Estrato 06, com índice de 4,0% no mesmo mês.
       As ações foram voltadas para os bairros do estrato 01 e 06 intensificando a visita domiciliar, juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde, e intensificando também o Bloqueio de Casos Suspeitos, objetivando evitar a transmissão e reduzir a infestação do vetor nestes bairros.
      No final do mês de março e início de abril, foi realizado outro LIRAa, para avaliar as ações e verificar a situação da infestação do Aedes aegypti no município. Esta mesma tabela mostra que os trabalhos foram realizados de forma eficiente no estrato 01, visto que o índice que era de 4,5% em janeiro, caiu para 0,8 em Abril, indicando que os bairros deste estrato passaram de alto risco de epidemia de dengue para baixo risco por haver pouco vetor nesta localidade.
        É importante citar também que os bairros do estrato 06 apresentaram aumento do índice, onde em janeiro era de 4,0%, agora em abril é de 4,9% continuando a ficar com alto risco de epidemia de dengue. Dentre estes bairros, o Centro é o que mais apresentou positividade.
        Tampem bem as caixas d’água e retire dos quintais todo lixo ou recipiente que possa acumular água. Procurem atendimento assim que surgirem os sintomas.

       No 1º trimestre de 2010, os casos notificados (suspeitos) aconteceram de forma decrescente, 401 em janeiro, 208 em fevereiro e 118 em março. Neste mesmo período em 2011, ocorreu o oposto, 57 em janeiro, 129 em fevereiro e 217 em março. Já em 2012, não esta seguindo um padrão como nos anos anteriores, pois foi notificado 29 em janeiro, 05 em fevereiro e 30 em março. Até o dia 11/04 há notificados 19 casos. O aumento de casos esta quase sempre relacionado com festividades que culminam com a vinda de pessoas de outras regiões, como Porto Velho e Manicoré. Desta forma, pode estar ocorrendo a transmissão deste agravo de outras enfermidades, levando ao aumento da procura das unidades de saúde e, como Humaitá é uma área endêmica, muitas enfermidades são semelhantes a dengue geram uma notificação que  100% são investigadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário