Coordenação de Vigilância em Saúde - Quarta Feira, 08 de junho de 2011
Gerência do Controle da Malária Edição 05

Várias ações já foram realizadas para solucionar o aumento de casos, como: envio de 02 Equipes as comunidades ribeirinhas; 01 Equipe para a Realidade; 01 Equipe ao Ipixuna; Ações de Educação em Saúde na Realidade, entre outras.
Para implementar as ações já realizadas, foi criado pela Prefeitura Municipal de Humaitá através da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Fundação de Vigilância em Saúde - FVS, um Plano de Intensificação das ações de combate a malária em Humaitá (imagem acima).
A FVS enviou uma equipe composta por 7 profissionais com equipamentos durante um período de 02 meses para ajudar a atuar neste plano (Imagem abaixo).

As estratégias e ações de rotina estão sendo analisadas em busca de melhorias para, quando o Plano de Intensificação chegar ao final, manter uma vigilância de qualidade nestas localidades e nas demais que não serão contemplada neste plano deixando os casos de malária controlada.
Está sendo realizada pelo Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social - NES um cronograma de palestras sobre a malária em toda a rede estadual e municipal de educação para instruir a população estudantil a se prevenir desta doença e informá-los da situação epidemiológica do município no momento.
As Escolas como Santo Antônio e Lindalva Guerra (imagem ao lado) já receberam esta capacitação.
O NES está finalizando o regulamento para o I Concurso sobre a Prevenção da Malária em Humaitá –2011. Como no concurso da dengue, os alunos das escolas da zona urbana e rural, realizarão desenhos, slogan e redação e os três primeiros colocados de cada uma destas categorias serão premiados pela Prefeitura Municipal de Humaitá e Secretaria Municipal de Saúde.
FIQUE ALERTA - DICAS
· Tele as janelas e portas;
· Abra as janelas e portas quando o Fumacê passar;
· Deixe o agente de endemias borrifar sua casa;
· Tome a medicação até o final;
· Não tome o remédio em jejum;
· Não use bebida alcoólica durante o tratamento;
· Evite ficar exposto ao amanhecer e entardecer;
· Procure o posto de saúde quando iniciar os sintomas.
José Cidenei Lobo do Nascimento
Secretária Municipal de Saúde
Sara dos Santos Riça
Coordenador de Vigilância em Saúde
Enfº Jefferson da Silva Gonçalves
Gerente do Controle da Malária
Aluisio Ferreira Rosas
Assessores Técnicos
José Raimundo (FVS) / Tarita Gadelha (Fundo Global)
Nenhum comentário:
Postar um comentário