terça-feira, 28 de junho de 2011

Edição 19 - Boletim Epidemiológico da Dengue


Plano Emergencial (Plano Impacto)
Com o aumento dos números de casos de dengue em 2010, a Prefeitura Municipal de Humaitá, Juntamente com o Governo do Estado, criaram o Plano de Intensificação das Ações e Controle da Dengue, objetivando o melhor controle desta doença em 2011 no município de Humaitá. 
Este Plano possuía várias linhas de ações, como: Limpeza Pública, Controle Vetorial, Assistência ao Paciente, Vigilância Epidemiológica e Educação em Saúde. Porém, como em todo o Brasil, Humaitá apresentava em 2010, o lixo como principal meio de proliferação do Aedes aegypti. Diante disto, foi intensificado apenas as ações de Limpeza Pública. 
Imagem 01: Autoridades presentes no Evento
FONTE: COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

No dia 25 de junho foi realizado no Clube Municipal de Humaitá, a Cerimônia de Encerramento das ações do Plano Emergencial das ações de Controle da Dengue.

Resultados Obtidos com o Plano 
Os trabalhos do Plano ocorreram de 25/02 a 25/06 (120 dias) e estavam envolvidas aproximadamente 120 pessoas, com 07 caçambas, 01 Kombi, 01 Ônibus, 01 Caminhão, 03 Pás Carregadeira e 01 Pick-up. Foram retiradas 2.158 caçambas de lixo, entulho e galho de árvores.

Foi realizado ao menos 01 ciclo de Limpeza e borrifação em todos os bairros de Humaitá.

Em Outubro de 2010 foi realizado o Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti - LIRAa com resultados altíssimos de infestação do vetor transmissor da dengue de 4,9% quase 5x mais que o preconizado pelo Ministério da Saúde, que recomenda que o índice apresentado pelo LIRAa seja menor que 1,0%, ou seja, apenas 01 casa com larva em 100 casas pesquisadas. Foi encontrado larva em todos os bairros como mostra a tabela abaixo.

Tabela 01: Resultado LIRAa de Humaitá.
FONTE: SINAN 

No mês de Maio de 2011 foi realizado um novo LIRAa. E graças ao trabalho sério de todos os setores, e principalmente da equipe do Plano Impacto, este índice despencou para 1,1% no município. Nos bairros de São Sebastião, Nova Humaitá e São Pedro não foram encontrados nenhuma larva nesta pesquisa de maio.

Gráfico 01: Casos de Dengue de 2009 a 2011.
FONTE: SINAN

Com o número de mosquito baixo, mesmo surgindo pessoas doentes é possível controlar a doença.  Do ano de 2009 a 2010 o município teve um aumento de 101% de casos confirmados de dengue. Com a efetivação deste Plano Impacto, ao comparamos 2010 até o presente momento, temos 96,8% de redução de casos confirmados.

Parabéns a todos os profissionais que atuaram de forma brilhante no Plano Impacto da Dengue. É graças a vocês que o Município de Humaitá repousa num estado de tranqüilidade. Vocês são os guerreiros que travaram esta batalha e voltaram vitoriosos. Sintam-se orgulhosos de saber que entraram neste desafio, lutaram arduamente e terminaram hoje alcançando o objetivo que foi imposto a vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário