quinta-feira, 23 de junho de 2011

Edição 06 - Informativo da Malária Humaitá


Coordenação de Vigilância em Saúde - Quarta Feira, 22 de junho de 2011 
     Gerência do Controle da Malária                           Edição 06

    Foi criado pela Prefeitura Municipal de Humaitá através da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Fundação de Vigilância em Saúde - FVS, um Plano de Intensificação das ações de combate a malária em Humaitá.
      No dia 08 de Junho saiu a primeira equipe que faz parte deste Plano (imagem ao lado). Esta equipe foi enviada a Comunidade Realidade - BR 319 Km 100 sentido Manaus e vai cobrir a área até a Toca da Onça.
      Outra equipe foi enviada a Comunidade do P.A.E Santa Maria Auxiliadora (Ipixuna) BR 230 Km 40 sentido Lábrea até Fortaleza na BR 319 sentido Manaus.
        Já no dia 16 de junho foi enviada a primeira equipe fluvial que vai atuar do Lago do Antônio até a Vila Riça (São Bernardino) (Imagem abaixo).
      Uma ultima equipe foi enviada ao Lago do Uruapiara no dia 17/06. Esta viagem foi realizada numa integração da Secretaria Municipal de Saúde—SEMSA e a Secretaria Municipal de Educação - SEMED que cedeu o Barco para realizar as atividades nesta localidade.
        Na zona urbana e arredores, também está sendo realizado ações de borrifação intradomiciliar nas localidades de São Miguel e Puruzinho e Termonebulização (Fumacê) no bairro Nossa Senhora do Carmo.
       Estas equipes estão realizando atividades de borrifação intradomiciliar, Termonebulização, busca ativa, diagnóstico e tratamento nas localidades com maior número de casos da doença de acordo com a análise da gerência Local.

          No dia 18 de junho foi realizado na Escola Edmeé Brasil, situado no bairro São Sebastião, o Mutirão realizado pela Prefeitura Municipal de Humaitá, onde vários setores, como Saúde, Infraestrutura, Educação, Serviço Social, entre outros, se integraram para levar cidadania a esta comunidade.
      Foi realizado pela Coordenação de Vigilância em Saúde e Gerência do Controle da Malária orientações sobre a malária para toda a população, bem como a exposição do Agente Causador da doença (Plasmodium vivax e falciparum) através do microscópio. Também foi realizado a distribuição de folder, cartaz e panfletos informativos (imagem ao lado).
       Foi feita a coleta de Pesquisa de Plasmódio (Gota Espessa) de pacientes que apresentavam os sintomas da doença.

 FIQUE ALERTA AOS SINTOMAS
 · FEBRE ALTA;
· CALAFRIOS;
· DORES NO CORPO;
· DORES DE CABEÇA;
· SUOR ABUNDANTE;
· FRAQUEZA;
· VÔMITO.
 · A doença se manifesta através de alguns destes sintomas que podem aparecer isoladamente ou em conjunto;
· Ao iniciar os sintomas, procure IMEDIATAMENTE a UBS mais próxima de sua casa.
 Prefeito do Município de Humaitá
José Cidenei Lobo do Nascimento
Secretária Municipal de Saúde
Sara dos Santos Riça
Coordenador de Vigilância em Saúde
Enfº Jefferson da Silva Gonçalves
Gerente do Controle da Malária
Aluisio Ferreira Rosas
Assessores Técnicos
José Raimundo (FVS) / Tarita Gadelha (Fundo Global)


Nenhum comentário:

Postar um comentário