terça-feira, 12 de julho de 2011

Edição 07 - Informativo da Malária Humaitá



Coordenação de Vigilância em Saúde - Terça Feira, 12 de julho de 2011 
     Gerência do Controle da Malária                           Edição 07

      Foi realizado pela Prefeitura Municipal de Humaitá através da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Fundação de Vigilância em Saúde - FVS e Fundo Global de Combate a Malária (FG) uma Capacitação de Teste Rápido para Malária.
      Este evento foi realizado no dia 30 de Junho no auditório da Prefeitura Municipal de Humaitá para Agentes Comunitários de Saúde - ACS da Zona Rural do Município. Os Agentes de Combate às Endemias - ACE também serão capacitados em momento oportuno.
      A capacitação iniciou-se com um apanhado geral sobre a malária: Diagnóstico, Sinais e Sintomas, Tratamento, Medidas de Prevenção, Período de Incubação, entre outros.
      Foi um dialogo bem aberto com o intuito de integrar os ACS da Zona Rural com a Coordenação de Vigilância em Saúde através do Programa do Controle da Malária, abordando a importância dos agentes em procurarem a Coordenação quando vierem ao Município, para trocarem experiência e solucionar eventuais problemas.
      Aproveitou-se a oportunidade para capacitar os agentes sobre o preenchimento correto do SIVEP, debatendo ponto a ponto a importância que cada campo tem e na posterior análise e avaliação destas informações.
      Apenas as Localidades que são muito distantes e que não há possibilidade de estruturar um laboratório, terão o teste rápido a disposição para uso. Estas localidades foram selecionadas pela Gerência da Malária, Coordenação de Vigilância em Saúde e Fundo Global. Os testes serão fornecidos pelo Fundo Global.

     A Borrifação Residual Intradomiciliar é realizada com o objetivo de proteger as moradias do mosquito transmissor da malária. Esta atividade tem validade de 3 meses, devendo ser refeita após este período. Foi programado um total de 1064 casas a serem borrifadas em junho. Destas, foram Borrifadas 118 na Zona Urbana e periferia, 319 casas na BR 319 e BR 230, 128 na Margem Esquerda do Rio Madeira e 333 na Margem Direita do Rio Madeira, totalizando 898 casas borrifadas no mês de junho.
      A Termonebulização Espacial (Fumacê) é realizada com o objetivo eliminar os mosquitos adultos durante o vôo no horário de pico em localidades prioritárias. Foi programado um total de 853 casas a serem borrifadas em junho. Todas foram Borrifadas distribuídas da seguinte forma: Santo Antônio (294), Realidade (12), Ipixuna (65), Santa Cívita (19), Floresta (23), Cacualine (16), São José (08), Castanhal (27), Terra Firme (30), Bom Conselho (04), Cristo Rei (48), Bairro da Olaria (170) e Bairro São Francisco (137).
  Prefeito do Município de Humaitá
José Cidenei Lobo do Nascimento
Secretária Municipal de Saúde
Sara dos Santos Riça
Coordenador de Vigilância em Saúde
Enfº Jefferson da Silva Gonçalves
Gerente do Controle da Malária
Aluisio Ferreira Rosas
Assessores Técnicos
José Raimundo (FVS) / Tarita Gadelha (Fundo Global)

Nenhum comentário:

Postar um comentário