domingo, 31 de julho de 2011

Edição 09 - Boletim Informativo da Malária

Coordenação de Vigilância em Saúde - Sexta Feira, 29 de julho de 2011 
     Gerência do Controle da Malária                           Edição 09

         As ações de prevenção e controle de endemias no município de Humaitá são levadas a sério por todos os servidores que atuam nesta área. Porém, consolidar esta visão de empenho e dedicação dos profissionais pela população e tornar público estas ações é uma tarefa que a Coordenação de Vigilância em Saúde a todo o momento busca alcançar. No dia 28 de Julho foi entregue ao Programa do Controle da Malária uma redação realizada por um aluno do ensino fundamental da comunidade de Realidade na BR 319 Km 100 sentido HMT/MAO. Veja o conteúdo do trabalho:

      
      No Centro das Atenções do Universo, no Pulmão do Mundo, no Coração do Brasil. Existe uma pequena cidade que esta em desenvolvimento, chamada “REALIDADE”. Um lugar no meio da mata onde ainda podemos respirar o ar puro, comer peixes pescados na hora.
       O povo estava muito feliz, mas de repente, apareceu um “monstro” muito perigoso chamado “MALÁRIA”. Que começou a destruir a população, com suas setas malignas, ele lança uns dardos, que ao atingir o ser humano, causa febre, dor de cabeça, calafrio e dor no corpo, e logo em seguida pode levar o indivíduo a morte.
  O povo estava desesperadamente sem saber o que fazer. E quando o não tinha mais esperança, apareceu um “HERÓI” chamado “FUNDAÇÃO”, que enviou alguns soldados bem treinados para combater  este mal. A luta foi grande e demorou vários anos, mas nossos guerreiros não desistiram. Combateram o mal com fumaça em todas as casas, com arrastões e coletando sangue para saber quem estava infectado. Quando o exame é positivo, o doente rapidamente é socorrido e tratado pelos soldados.
     Com o passar do tempo eu creio que vamos ter que aposentar esses soldados, pois eles não vão mais trabalhar, por que esse inimigo muito poderoso já está sendo destruído e logo ele não vai existir mais.

      Obrigado Profº DENIS e Aluno NILTON RAMOS DOS SANTOS pelo reconhecimento e prestígio demonstrado pelos Servidores de Endemias. São gestos assim que mostram que é possível elevar a garra daqueles que buscas melhores condições de vida para a sociedade e nem sempre são lembrados como responsáveis por esta conquista.
       Estendemos este reconhecimento a todos os Servidores de Endemias de Humaitá e que esta iniciativa possa trazem satisfação, realização e tornam ainda mais prazeroso o desenvolvimento deste trabalho tão importante para saúde da população.

        Foi inaugurado na Comunidade de Realidade o Posto de Saúde Nicolau Maia Guerreiro. Neste posto de saúde foi implantado o laboratório de diagnóstico da malária para melhorar a qualidade do diagnóstico e tratamento desta enfermidade. Tendo a disposição agora um espaço próprio para desenvolver esta e outras ações de combate a malária.


 Prefeito do Município de Humaitá
José Cidenei Lobo do Nascimento
Secretária Municipal de Saúde
Sara dos Santos Riça
Coordenador de Vigilância em Saúde
Enfº Jefferson da Silva Gonçalves
Gerente do Controle da Malária
Aluisio Ferreira Rosas
Assessores Técnicos
José Raimundo (FVS) / Elton Chaves (Fundo Global)


Nenhum comentário:

Postar um comentário