terça-feira, 26 de julho de 2011

Edição 08 - Informativo da Malária Humaitá

 Coordenação de Vigilância em Saúde - Terça Feira, 26 de julho de 2011 
     Gerência do Controle da Malária                           Edição 08


     No dia 16 de julho foi realizado na Igreja Católica do bairro São Cristóvão, mais um Mutirão realizado pela Prefeitura Municipal de Humaitá, onde vários setores, como Saúde, Infraestrutura, Educação, Serviço Social, entre outros, se integraram para levar cidadania a esta comunidade, neste projeto denominado “Prefeitura em Ação”.
      Foi realizado pela Coordenação de Vigilância em Saúde e Gerência do Controle da Malária orientações sobre a malária para toda a população, bem como a exposição do Agente Causador da doença (Plasmodium vivax e falciparum) através do microscópio. Também foi realizado a distribuição de folder, cartaz e panfletos informativos (imagem ao lado).

     Durante a espera pela a consulta, os pacientes foram receberam palestras sobre vários temas, inclusive Malária. No palco localizado na área externa da igreja, foi realizado um teatro de fantoche, abordando o tema malária de uma forma descontraída e de fácil compreensão tanto para crianças, como para jovens e adultos (imagem ao lado).
     Foi feita a coleta de Pesquisa de Plasmódio (Gota Espessa) de pacientes que procuraram atendimento médico e apresentavam os sintomas da doença.
   Esta ação será realizada quinzenalmente, alternando entre os 13 bairros que compõe o município de Humaitá, onde, ao longo de aproximadamente 7 meses, estas orientações e orientações serão levadas a todo município.

    No mês de Julho saiu novamente as equipes rurais de combate a malária para desenvolver ações de inquérito hemoscópio, Termonebulização e Borrifação Intradomiciliar quando necessário.
    As localidades prioritárias, a partir da estratificação do SIVEP, foi a Comunidade Realidade - BR 319 Km 100 sentido HMT/MAO.
    Outra equipe foi enviada a Comunidade do P.A.E Santa Maria Auxiliadora (Ipixuna) BR 230 Km 40 sentido HMT/Lábrea.
     Já na área fluvial, foi enviada uma equipe para atuar do Lago do Antônio (imagem ao lado) e outra para o Lago do Uruapiara.
     Estas ações tem caráter complementar as ações realizadas em junho, reduzindo significamente os casos de malária em Humaitá.

FIQUE ALERTA—DICAS
 · Use Mosquiteiro para dormir;
· Tele as janelas e portas;
· Abra as janelas e portas quando o Fumacê passar;
· Deixe o agente de endemias borrifar sua casa;
· Tome a medicação até o final;
· Não tome o remédio em jejum;
· Não use bebida alcoólica durante o tratamento;
· Evite ficar exposto ao amanhecer e entardecer;
· Procure o posto de saúde quando iniciar os sintomas.
 Prefeito do Município de Humaitá
José Cidenei Lobo do Nascimento
Secretária Municipal de Saúde
Sara dos Santos Riça
Coordenador de Vigilância em Saúde
Enfº Jefferson da Silva Gonçalves
Gerente do Controle da Malária
Aluisio Ferreira Rosas
Assessores Técnicos
José Raimundo (FVS) / Elton Chaves (Fundo Global)


Nenhum comentário:

Postar um comentário