sexta-feira, 1 de março de 2013

Edição 03 - Boletim Informativo da Dengue


No dia 18 de fevereiro, a Prefeitura de Humaitá recebeu da Fundação de Vigilância em Saúde - FVS, um veículo com uma bomba UBV (ultra baixo volume) para realizar borrifação contra o mosquito Aedes aegypti. Este veículo ficará 60 dias em Humaitá.
O município já dispunha de 08 UBV costais e recebeu mais 02 que atuam concomitantemente com este veiculo. Entre os dias 23 e 28.02 o veiculo realizou borrifação em todos os 13 bairros de Humaitá. O horário de funcionamento do veículo é das 05:30 as 08:20 e das 16:00 as 18:50, hora esta em que o mosquito se apresenta em maior número nas residências (horário de pico do Aedes aegypti).
Esta ação eliminará os mosquitos adultos. O problema são os criadouros como fossas abertas, cx d’água, lixo, entre outros, que continuam a produzir quantidades absurdas de mosquitos. Por isso é importante tampar as caixas d’água, fossas e retirar do quintal todo o lixo que acumule água.

  No dia 20 de fevereiro de 2013, foi realizado pelo Núcleo de Educação em Saúde - NES e pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF, uma capacitação aos professores da rede estadual de ensino para serem multiplicadores nas escolas no combate a dengue. O objetivo é fazer com que os professores repassem aos alunos o que foi ensinado na capacitação, para maior disseminação das informação de prevenção e assistência. Foi entregue um DVD com diversos vídeos, musicas e materiais informativos, para ser utilizado nas escolas. Neste momento foi lançado o II Concurso Sobre a Prevenção da Dengue em Humaitá - 2013. Neste certame, os alunos das escolas realizam desenhos, slogan e redação e os melhores são premiados. Mais informações no Blog em http://vigilanciaemsaudehumaita.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário