quarta-feira, 27 de março de 2013

Edição 03 - Boletim Informativo da Malária
















             A Fundação de Vigilância em Saúde - FVS, divulgou um Boletim (ranking) de Positividade de malária no Amazonas. Entre os municípios de maior influência para Humaitá, Lábrea (538), Manicoré (133) e Canutama (116) apresentam maior número de casos de janeiro a 25 de março, indicado na tabela extraída do boletim. Em Humaitá, fevereiro apresentou mais casos (56) e em março (17) já mostrou um controle. Diversas ações de prevenção e vigilância estão sendo realizadas para manter este controle.





          A Fundação de Vigilância em Saúde - FVS, realizou entre os dias 06 e 12 de Março, uma Capacitação em Entomologia com os Profissionais da SEMSA, SESAI e Área de Pactuação de Canutama, na Sede de Endemias em Humaitá.
     O objetivo foi treinar novos profissionais para resgatar as atividades de entomologia, tão importantes para realização das ações, que já não eram realizadas pela falta de profissionais capacitados e pela falta de infraestrutura para o setor.
         Tais profissionais foram capacitados com foco principal nos transmissores da dengue (Aedes aegypti) e malária (Anopheles), tanto na forma aquática (larvas), quanto na forma alada (mosquitos) e as atividades já recomeçaram após o curso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário