sábado, 8 de outubro de 2011

4º Concurso Sobre a Dengue no Amazonas - 2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE HUMAITÁ
Secretaria Municipal de Saúde
Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social
“Preparando para o Futuro”


      Para conhecimento e análise de Vossa Excelência, encaminho relatório relacionado às ações do IV CONCURSO SOBRE A DENGUE NO AMAZONAS – 2011 com o Tema “Escolas em Ação Contra a Dengue”, realizado entre os meses de Agosto e Setembro de 2011 no município de Humaitá.

1.    DIVULGAÇÃO E INSCRIÇÃO
            Foi definida uma Comissão Municipal do IV CONCURSO SOBRE A DENGUE NO AMAZONAS – 2011. Esta Comissão ficou formada pelo Sr. Jefferson da Silva Gonçalves – Coordenador de Vigilância em Saúde, pela Sra. Maria Madalena S. Marques – Coord. do Núcleo de Educação em Saúde, Mª Salete Celestino – Supervisora da SEDUC, Laureane Relvas Gouveia – Coordenadora Pedagógica da Zona Rural e Regina Célia Diogo – Técnica de Enfermagem. Além da Comissão Municipal, os Colaboradores do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES contribuíram para a realização deste evento e supervisão do mesmo.

Para facilitar a avaliação e o controle do desenvolvimento dos trabalhos, foi estipulado pela Comissão Municipal que a Gestora do Centro de Ensino Betel e os Gestores das Escolas Municipais e Estaduais de Humaitá seriam os supervisores do Concurso dentro das escolas. Partindo deste pressuposto, foi realizada reunião com os Gestores da rede de ensino estadual SEDUC, como mostra a Imagem 01, para divulgação deste certame.
Imagem 01: Reunião com Gestores das Escolas Estaduais – SEDUC.
Fonte: Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES.

No Centro de Ensino Betel a divulgação foi realizada pessoalmente pela coordenadora do NES e com os Gestores da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, não foi possível se reunir com os mesmo, então foi repassado o material para a SEMED e a secretaria se encarregou de distribuir e esclarecer as duvidas concernentes ao certame.

Nestas reuniões foram abordadas as seguintes informações:
v  Distribuição do Regulamento e Ficha de Inscrição;
v  Leitura e explicação sobre o regulamento;
v  Solicitação para reprodução dos materiais distribuídos;
v  Os gestores iriam multiplicar estas informações com os professores;
v  Os professores iriam desenvolver as atividades com os alunos;
v  Os professores e os Gestores selecionariam os trabalhos que estivessem de acordo com o regulamento para serem encaminhados a Comissão Municipal;
v  Divulgação dos prazos de entrega dos trabalhos e entrega do cronograma;
v  Os gestores foram informados sobre a acessoria que seria feita pela Comissão Municipal.

Foi realizado divulgação das ações de prevenção e controle da Dengue e divulgação do I Concurso da Dengue no Município de Humaitá esclarecendo todo o regulamento e tirando dúvidas acerta do Concurso em todas as atividades relacionadas à Dengue e nos Boletins Semanais da Dengue.

A Comissão Municipal realizou visitas as Escolas para assessoria e verificação do andamento do concurso. Oportunidade esta para reforçar a importância da participação das escolas no presente concurso.

2.    FORMAÇÃO DA BANCA AVALIADORA
A Comissão Municipal do IV CONCURSO SOBRE A DENGUE NO AMAZONAS – 2011 realizou uma reunião para definição da Banca Avaliadora do Concurso.  Esta Banca Avaliadora foi formada por profissionais da área da saúde e educação para apreciação dos trabalhos inscritos em todas as categorias. Por meio de indicação da Secretaria Municipal de Educação, foi convocada através de convite a Sra. Marta Macedo para participar desta Banca, juntamente com a Sra. Rosilene de Oliveira Carvalho - Supervisora Pedagógica, indicada pela Secretaria Estadual de Educação. Para fechamento da Banca, a convite da Coordenação de Vigilância em Saúde, o Sr. Talles Angeline da Costa – Gerente da Dengue e Sônia Maria Félix – ACS integrante do NES completaram a Banca.
Imagem 02: Avaliação pela Banca dos Trabalhos Inscritos.
Fonte: Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES.
A Avaliação foi realizada nos dias 19 de Setembro de 2011 pelas autoridades acima citado e pela Comissão Municipal como mostra a Foto 02.

3.    FORMA DE AVALIAÇÃO
3.1  Após os trabalhos serem entregues ao NES, eles receberam um número de inscrição único para cada categoria e são separados. Usamos como exemplo o trabalho inscrito na categoria Slogan pela aluna Marcilene Santos da Silva da Escola Dom Bosco, imagem 03.
    Imagem 03: Trabalho inscrito no I Concurso da Dengue de Humaitá.
               Fonte: Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES.
3.2  É feito um cadastro de todos os trabalhos inscritos por categoria como mostra a imagem 04 que apenas a Coordenação do NES tem acesso.
Imagem 04: Cadastro dos Trabalhos do I Concurso da Dengue.
Fonte: Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES.
3.3  A Banca Avaliadora tem acesso apenas a ficha com os critérios de avaliação e o numero de inscrição, nem o nome do aluno, nem o da escola são revelados ao avaliador como mostra a imagem 05.

Imagem 05: Ficha de Avaliação do Slogan.
Fonte: Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES.

3.4  A Após a avaliação dos integrantes da banca, os dados são consolidados e feito a média de cada aluno (Imagem 06) e estes dados são enviados a Manaus, para a Comissão Organizadora Estadual para nova avaliação e resultado final.
Imagem 06: Consolidado das avaliações da banca da categoria slogan.
Fonte: Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social – NES.
  
4.    TRABALHOS DESENVOLVIDOS
             Até o dia 16 de Setembro de 2011, os trabalhos desenvolvidos nas escolas foram entregues, juntamente com as fichas de inscrições para o NES ou recolhidos pela Comissão Municipal para posterior avaliação da Banca. As escolas tiveram a seguinte participação:

Tabela 01: Participação das escolas no IV Concurso da Dengue - 2011. 

 O fato do cronograma ter um prazo muito curto contribuiu para o número de inscrições reduzidas nesta edição do evento.

Vale ressaltar que para participar de alguma categoria, o aluno precisaria estar devidamente matriculado na escola da seguinte forma:
v  Na categoria Desenho participou os estudantes devidamente matriculados nos cinco anos iniciais do ensino fundamental ou seus correspondentes;
v   Na categoria Slogan participou os estudantes devidamente matriculados nos quatro anos finais do ensino fundamental ou seus correspondentes;
v  Na categoria Redação participou os estudantes devidamente matriculados no ensino médio e educação de jovens e adultos.

5.    PREMIAÇÕES
 Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria após seus trabalhos terem sido apreciados pela Banca Avaliadora Municipal e Estadual.
Para melhor clareza dos resultados, o Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social irá enviar o resultado a todas as escolas participantes do IV CONCURSO SOBRE A DENGUE NO AMAZONAS – 2011, para que tenham ciência dos ganhadores.
O resultado será divulgado oficialmente no dia 14/10/2011, nos sites: http://vigilanciaemsaudehumaita.blogspot.com, www.seduc.am.gov.br e www.saude.am.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário