segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Edição 13 - Boletim Informativo da Malária

Coordenação de Vigilância em Saúde - Segunda, 03 de Outubro de 2011 
     Gerência do Controle da Malária                           Edição 13

    Durante a 51a reunião do Conselho Diretor da Organização Pan-americana da Saúde, que acontece na cidade de Washington, D.C. desde o 26 de setembro de 2011, o senhor ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha afirmou que a redução dos casos e óbitos por malária é uma das grandes prioridades do Ministério hoje.

          Comentou sua própria participação em trabalhos de descoberta de novos medicamentos e estratégias de redução da malária e destacou que malária é um grande tema, fundamental para atuação do Ministério da Saúde do Brasil, sendo que o Brasil neste ano 2011 deve atingir a menor taxa de casos por esta doença dos últimos 25 anos, pelo fato de que durante o primeiro semestre de 2011 (no Brasil o primeiro semestre do ano é chave em relação ao resultado final anual) sustentou-se uma redução de cerca de 38% dos casos de malária.
    
      Mesmo assim, informou que "o Ministério da Saúde está trabalhando na intensificação das ações e por isso lançou recentemente um Plano com a nova estratégia e distribuição de mosquiteiros impregnados com inseticidas dentro de uma intensa campanha de mobilização social, divulgação e movimento das comunidades, usando esta nova tecnologia como fator de mobilização das comunidades, não apenas para proteção individual e familiar, mas como mecanismo de proteção coletiva, do conjunto da comunidade".

     Disse também que "o Ministério vai continuar intensificando a descentralização do acesso ao diagnóstico e tratamento da malária: explicou que quanto mais rápido seja feito o diagnóstico de um paciente suspeito, maior é a possibilidade de interromper o ciclo da transmissão da malária. O Brasil quer alcançar a menor taxa de morbimortalidade em malária e continuar com a redução importante e isto só será possível se tiver uma intensa mobilização do conjunto das comunidades, aquelas ribeirinhas, indígenas, no meio da Amazônia, pessoas que estão em situação de vulnerabilidade para contra-ire a malária".

       Em um discurso onde tratou a saúde como um bem integral, além do destaque que deu para a malária, o ministro Padilha falou da necessidade de levar em conta os determinantes sociais e a mudança climática, entre outros importantes temas, como pontos de encontro dos países da região das Américas, onde ressaltou que o papel da OPAS/OMS para a coordenação e apoio do trabalho dos países é decisivo.

Prefeito do Município de Humaitá
José Cidenei Lobo do Nascimento
Secretária Municipal de Saúde
Sara dos Santos Riça
Coordenador de Vigilância em Saúde
Enfº Jefferson da Silva Gonçalves
Gerente do Controle da Malária
Aluisio Ferreira Rosas
Assessores Técnicos
José Raimundo (FVS) / Elton Chaves (Fundo Global)

Matéria Retirada do Site: OPAS, em 02/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário