quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Edição 14 - Boletim Informativo da Malária

Coordenação de Vigilância em Saúde - Quinta, 27 de Outubro de 2011 
     Gerência do Controle da Malária                           Edição 14

      Foi realizado pela Coordenação de Vigilância em Saúde - CVS uma supervisão nos postos de diagnósticos de malária na área fluvial de Humaitá entre os dias 17 e 25/10. Junto com esta equipe, estava a Coordenadora da Atenção Básica e equipes de Vacinação.
      Esta supervisão superou as expectativas desta Coordenação, pois pôde verificar de perto a situação dos laboratórios, microscopistas e ACSs nas ações e estratégias de combate e prevenção da malária.
      Grandes partes dos laboratórios apresentaram algum tipo de irregularidade uns que tinha apenas alguns detalhes no Livro de Lâmina a corrigir, e outros com problemas mais graves como a não utilização do laboratório e transferência do mesmo para suas residências.
      O que é possível perceber com clareza é que a falta de supervisão acaba levando o microscopista a praticar algumas atitudes que não condizem com as ações dos laboratórios e microscopistas. Porém, pode-se observar também, que os microscopistas de alguns laboratórios, mesmo sem supervisão constante e mesmo com todas as dificuldades, apresentaram grande organização, comprometimento e responsabilidade, como no Distrito de Auxiliadora e Floresta.
       A Coordenação de Vigilância em Saúde de Humaitá aponta a Atividade de Supervisão como uma das ferramentas mais importantes para o andamento com qualidade do programa da malária. Esta estratégia tem que ter uma rotina freqüente e não apenas em ocasiões pontuais de necessidade e os esforços serão direcionados também neste sentido.

       O município de Humaitá apresentou um  aumento de casos atípico nos meses de maio e junho como mostra o gráfico abaixo, aumento este que não ocorreu nos outros anos . Algumas localidades que não apresentavam casos de malária a anos passou a apresentá-los e uma das causas é a ineficácia de vigilância constante. Nos últimos meses Humaitá vem mostrando uma redução significativa desde julho, quando ocorreu uma redução de mais de 50% com relação a junho.
       Desde então vem reduzindo gradativamente até o memento. No mês de Outubro, como mostra o ano de 2010, há um aumento dos casos devido ao inicio do inverno amazônico, com chuvas constantes, contribuindo para a elevação de quantidade de criadouros da Anófeles e mesmo assim ainda estamos dentro da redução. Medidas estão sendo tomadas para não ocorrer novamente picos como em maio, uma delas é a supervisão constante dos laboratórios e agentes em campo, com o objetivo de reestruturar as equipes e organizá-las para o enfrentamento deste período chuvoso.

Prefeito do Município de Humaitá
José Cidenei Lobo do Nascimento
Secretária Municipal de Saúde
Sara dos Santos Riça
Coordenador de Vigilância em Saúde
Enfº Jefferson da Silva Gonçalves
Gerente do Controle da Malária
Aluisio Ferreira Rosas
Assessores Técnicos
José Raimundo (FVS) / Elton Chaves (Fundo Global)


Nenhum comentário:

Postar um comentário