segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Edição 27 - Boletim Epidemiológico da Dengue


Resultado IV Concurso Sobre a Dengue no Amazonas – 2011

O “IV Concurso sobre a dengue no Amazonas” chegou ao final e divulga seu resultado. A competição desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS/AM) e pela Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc/AM), tem como objetivo envolver as escolas públicas de educação básica, as secretarias municipais de saúde e de educação e a comunidade no processo de controle e prevenção da dengue. 

Entre os prêmios estão: computadores, notebooks, netbooks, bicicletas e máquinas fotográficas. As premiações serão fornecidas com o apoio de indústrias e comércios que farão a doação dos prêmios. Também serão entregues medalhas e troféus.

A entrega das premiações será realizada nos municípios de residência dos vencedores, com datas ainda não definidas pela Comissão Geral do Concurso.

O município de Humaitá participou de todas as edições do Concurso da Dengue e neste ano foi selecionada com o 2º Lugar na Categoria Desenho com a estudante da Escola Estadual Duque de Caxias – Raely do Carmo Carvalho, como mostra a tabela acima.

Tabela 01: Resultado do Concurso - 2011
FONTE: http://www.saude.am.gov.br/fvs/ em 26/10/2011.

Parabéns a Raely e a todos os participantes do Município de Humaitá. Este Feito mostra que o município vem se preparando a cada dia para enfrentar esta doença e indica que a educação aliada à saúde podem ser fortes e presentes.
Situação Epidemilógica

O município de Humaitá apresentou signficativa redução de casos confirmados de dengue em 2011 se conparados ao anos anteriores como mostra o gráfico 01. Houve em 2011 uma maior quantidade de casos descartados devido a melhora do sistema de investigação local, que visitou a casa de paciente por paciente que foi notificado com dengue.

Gráfico 01: Casos de Dengue 2009 - 2011
FONTE: SINAN (*até 27/10/2011)

No ano de 2009, Humaitá apresentou uma Taxa de Incidência de Dengue de 84% para cada 10.000 Habitantes. Isso significa que entre 10.000 humaitaenses, 84 poderiam adoecer por dengue na época. Em 2010, este índice pulou para 169%. E em 2011, caiu para 6%, onde a população está exposta a menor probabilidade de ocorrência de novos casos.

Tabela 01: Taxa de Incidência de Dengue.
FONTE: Coordenação de Vigilância em Saúde de Humaitá.

Prefeito do Município de Humaitá
José Cidenei Lobo do Nascimento
Secretária Municipal de Saúde
Sara dos Santos Riça
Coordenador de Vigilância em Saúde
Enfº Jefferson da Silva Gonçalves
Coordenadora da Atenção Básica
Enfª Laura Patrícia dos Santos
Gerente do Controle da Dengue
Talles Angelini da Costa
Equipe do Setor de Epidemiologia do Município
Enfª Letícia C. Barcellos – Coordenadora
Áquila, Mariazinha e Dênison

Nenhum comentário:

Postar um comentário